Centro de Qualificação Profissional forma pedreiros refratários; Trabalhadores atuarão em obra na CSN

      O Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube, coordenado pela Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) entregou na tarde de quinta-feira (dia 13), os certificados de conclusão do curso de pedreiro refratário, realizado durante cinco semanas na sede do Centro de qualificação. A realização dos cursos faz parte do projeto Capacitar e Empregar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e tem como parceiros a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), o centro de Qualificação Profissional (CQP), a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). As aulas ocorreram a pedido da empresa Rip Kaefer Serviços Industriais Ltda, que se comprometeu em contratar os aprovados. A empresa está atuando na reforma das baterias de coque na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

 

      Os certificados foram entregues pelo prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jessé de Holanda Cordeiro Junior, o representante da Fevre, Leonardo Nogueira, Sérgio Maurício, coordenador de cursos da Smac, o diretor do CQP, Pedro Márcio Tavares, o gerente da empresa Rip Kaefer, Alessandro Alves de Andrade, o diretor de controle de qualidade, Fábio Dias e a diretora administrativa, Cristiane Dias.

 

       De acordo com o gerente da empresa, Alessandro Alves, a empresa foi contratada por um período de 21 meses.  “A realização do curso foi uma ideia da prefeitura, da nossa empresa e a CSN. Agora está sendo diferente, nós qualificamos aqui em vez de trazer os profissionais de fora. Esta parceria está sendo muito boa”, disse o diretor, frisando que 150 pessoas fizeram o curso e 60 foram aprovadas e estão contratadas. 

 

      O diretor do CQP, Pedro Marcio Tavares, ressaltou que os interessados se inscreveram pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “O CQP forneceu o material das aulas e as ferramentas e a empresa os professores e o material de consumo como os tijolos e massas”, explicou o coordenador.

 

       Para o secretário Jessé de Holanda os selecionados preencheram os requisitos e foram selecionados para começar a trabalhar pelos resultados no curso. “Os benefícios são muito bons. Os empregados terão, além do salário de R$ 7,37 por hora, cartão alimentação, plano de saúde, adicional de insalubridade, plano odontológico e vale transporte”, enumerou.

 

       Desempregado há oito meses, Wellington Joaquim da Silva, 23 anos, já está empregado na empresa há mais de um mês. “A vida da minha família está bem melhor. Foi uma grande oportunidade para mim”, disse Wellington, que é casado e tem uma filha. Para Antônio Cláudio Inácio, o mais importante deste emprego é a garantia de estar fichado. “Já trabalhei na construção civil por 20 anos como autônomo, mas agora fico tranquilo, pois tenho as garantias trabalhistas” disse.

 

      A importância da seleção dos funcionários de Volta Redonda e região foi destacada pelo prefeito Antônio Francisco. “Cumprimento a todos os envolvidos nesta parceria, que é muito importante para o nosso município. Me orgulha muito saber que estes profissionais estão sendo contratados por uma empresa que paga todos os direitos e respeita o trabalhador. Sem dúvidas, a qualificação facilitou este novo emprego”, disse o prefeito.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444