Mais de 500 pessoas participaram da abertura do Seminário sobre Álcool e Drogas

    
        Mais de 500 pessoas, dentre autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada, e moradores de Volta Redonda, participaram durante toda a manhã desta sexta-feira (dia 21), no auditório do Escritório Central da CSN, da abertura do II Seminário Sobre Álcool e Drogas, que tem como tema “Empreendemos em Tratamento no Brasil assim! Será o suficiente?”, promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), juntamente com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead). O seminário conta ainda com o apoio da Ong Instituto de Desenvolvimento, Estudos, Ações e Implementações Sociais (Ideais) e tem patrocínio da Câmara Municipal de Volta Redonda, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), CSN e Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool (Comuda).  
        

        Durante a abertura do evento o prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu a presença de todos os participantes, salientando que o governo municipal já realizou várias ações relacionadas ao tema. “Olhando para esse auditório lotado, com pessoas dispostas a discutir um assunto tão sério, não tenho dúvida nenhuma que iremos avançar nessa questão em nosso município. É disso que precisamos, da participação de todos para nos ajudar na implementação de políticas publicas”, disse Neto.
        

        O Secretário de Estado de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, agradeceu a organização do evento pela oportunidade de discutir um tema importante e de alta relevância para a sociedade. “Gostaria de felicitar a todos que se empenharam para organizar um evento tão importante como esse e a todos que se empenharam para estar aqui hoje participando e discutindo esse tema. Nada disso adiantaria se não tivesse a participação de cada um de vocês que se organizarão para estar aqui hoje”, disse o secretário.
        

        A Coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Neuza Jordão, destacou que os participantes sairão do encontro com outro olhar. “Se não nos unirmos, com olhar da prevenção e do cuidado, não avançaremos. É preciso buscar alternativas para a implementação de políticas públicas e só através de encontros como esse, com a participação de vários segmentos da sociedade, que iremos escrever uma história diferente”, disse a coordenadora, lembrando que o seminário é dirigido a funcionários da rede municipal de saúde, assistência social, igrejas, Organizações Não Governamentais (Ongs) e sociedade civil organizada.
        

        A abertura do seminário aconteceu às 9h, com o pronunciamento das autoridades convidadas.  Em seguida, às 9h30, aconteceu uma conferência com o tema “Maconha faz Mal?” e a mesa redonda com o debate sobre “Chegando a Política de Drogas no Brasil”.
        

        Já na parte da tarde, às 14h, haverá a conferência “Com a Política de Drogas Atual será possível o Sucesso?” seguida de uma mini-conferência com o tema “Mindfullness: Uma nova era na saúde”. Uma nova mesa redonda, às 15h30, que vai tratar os temas “Intervenções nos múltiplos segmentos” e “Redução de Danos”, será a última atividade do dia. Confira a programação completa:
                   

9h30 às 10h30 - Conferência “Maconha Faz Mal?”
Palestrante: Dr. Sérgio Paula Ramos
Coordenação: Dra. Suely Pinto

10h30 às 12h30 - Mesa Redonda “Chegando a Política de Drogas no Brasil”
Participação: Dr. José Mauro Brás Lima e Dr. Renato Mussi
Coordenação: Dra. Neuza Jordão

12h30 às 14h - Almoço

14h às 15h – Conferência – “Com a política de drogas atual será possível o sucesso?”
Palestrante – Dra. Ana Cecília Marques
Coordenação: Dra Selma Elisa Tavares

15h às 15h30 – Mini-conferência – Mindfullness “Uma nova era na saúde mental”
Palestrante: Dra. Elizabeth Carneiro
Coordenação: Dra.  Maria Auxiliadora de Souza Soares

15h30 às 17h – Mesa Redonda – “Intervenções nos Múltiplos Segmentos” e “Redução de Danos”.
Participações: Dra. Sabrina Presman, Dr. Roberto Martins e Dr. Rodrigo Simas
Coordenação: Luiz Guilherme da Rocha Pinto

17h – Encerramento

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444