Hospital São João Batista distribui manual de orientações para pacientes e acompanhantes

 

        A direção do Hospital Municipal São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, começou a distribuir nesta semana aos pacientes, acompanhantes e visitantes, um novo manual com orientações sobre o funcionamento da unidade. De acordo com a Assessora Técnica da direção do HSJB, a enfermeira e especialista em gestão e auditoria em saúde, Rosa Lages, a edição tem como objetivo facilitar a convivência entre os usuários e profissionais de saúde, além de servir para orientar os pacientes quanto aos seus direitos e responsabilidades. O documento orienta também sobre o trabalho da ouvidoria do hospital, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h.

        O manual estabelece, entre outras regras, os horários para visita aos pacientes em cada setor do hospital - como UTI adulto e neonatal, pediatria, maternidade, emergência adulto e infantil, entre outros. Após o horário regular de visita, por exemplo, só é permitida a permanência de um acompanhante nas acomodações. Outra orientação importante é sobre a proibição de levar alimentos de fora da unidade para o paciente ou acompanhante.

“O serviço de Nutrição do HSJB conta com nutricionistas e uma equipe de apoio que planeja e supervisiona a produção e distribuição de todas as refeições servidas a cada paciente, de acordo com seu quadro clínico, por isso não é permitida a entrada de alimentos”, explicou Rosa Lages.

        De acordo com o diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar), Sebastião Faria, o manual foi elaborado pelo colegiado de gerentes e coordenadores do hospital. “Esse manual está sendo distribuído diariamente pela ouvidoria do hospital a todos os pacientes e acompanhantes. Queremos que toda a população de Volta Redonda conheça o funcionamento dessa unidade”, apontou Faria.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444