Manhã Brincante reúne mais de 2 mil pessoas da Terceira Idade no Ginásio da Ilha São João

 

        Alunos e professores dos 63 polos da Terceira Idade espalhados por toda cidade estiveram na manhã desta sexta-feira (dia 28), de 7h às 11h, na Ilha São João, participando da Manhã Brincante, uma gincana com diversas atividades para os grupos da Terceira Idade. O evento, promovido pelas Secretarias Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac) envolveu mais de 2 mil pessoas. De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, mais de 1,5 mil destes são alunos que se inscreveram antecipadamente para participar do evento, realizado pela primeira vez.

 

        “Fizemos essa experiência para ver como os nossos alunos iriam reagir. Nosso objetivo era de promover uma manhã com brincadeiras, além de possibilitar a interação entre todos os grupos. Conseguimos envolver nesse evento participantes de todos os grupos de ginástica da Terceira Idade do município, além de cerca de 400 pessoas dos grupos de convivência da Smac, que é nossa parceira na realização deste evento”, disse Rose.

 

        Para a professora do grupo da Arena do Aterrado, Vivian Bastos Monteiro, o evento serviu para buscar uma alternativa nas formas de recreação. “Nosso grupo tem 300 componentes e eles amam quando buscamos propostas diferentes para eles. Eles se envolvem, participam e se empenham para realizar todas as atividades”, disse a professora.

 

        Quem concorda com ela é a dona Maria de Lourdes Caldeira, de 73 anos, que faz parte do grupo de convivência da Vila Mury. “Achei excelente essa iniciativa. Participo do meu grupo desde 1999 e se falto um dia, sinto muita falta. Desde então não sinto mais nada, não tenho nenhum problema de saúde e fiz várias amizades. Hoje pude rever meus amigos de outros polos. Foi realmente muito bom”.

 

        Entre as atividades realizadas estavam boliche, estafeta – “corrida” em que uma bola é passada de mãos em mãos em uma fila – grito de guerra, corrida do ovo, batata quente, partidas de xadrez e dama. Houve também muita música, além de distribuição de pipoca e algodão-doce.

 

VOLUNTÁRIOS – A Manhã Brincante contou ainda com a participação de um grupo de 50 voluntários da empresa Júlio Simões Logística. A empresa tem diversos projetos internos, entre eles um que incentiva a realização de trabalho voluntário, e o grupo levou pessoal de apoio e artistas voluntários, que fazem apresentação de malabares e perna de pau.

 

ANIVERSÁRIO – O aniversário do deputado federal Deley foi comemorado durante o Manhã Brilhante. Os participantes cantaram parabéns para o parlamentar, que é um incentivador das atividades voltadas para a Terceira Idade no município, e foi secretário municipal de Esporte e Lazer, quando foram lançadas as políticas públicas voltadas para este público, além da criação de Olimpede – Olimpíada da Pessoa com Deficiência – que já faz parte do calendário oficial de Volta Redonda e é considerada o maior evento do tipo no Brasil.   

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444