Mesmo com chuva, Desfile da Independência atrai público de 20 mil pessoas

       

 

        Mesmo debaixo de chuva, o desfile cívico militar do dia da Independência do Brasil, foi realizado na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, na manhã desta segunda-feira, 7 de Setembro. Este ano, as festividades foram realizadas em um tempo menor do que em anos anteriores e durou cerca de três horas, encerrando as apresentações por volta de meio-dia. O evento contou com a participação de 10 mil pessoas desfilando e um público presente de 20 mil pessoas, segundo o assessor de Comunicação Social, Ricardo Ballarini.  

 

        “Mesmo com o tempo ruim, o evento foi mantido em comum acordo com as entidades. A chuva não atrapalhou e o brilho do desfile não foi ofuscado” disse o assessor, ressaltando que com a participação, todos deram um exemplo de cidadania. “Mesmo em momentos em que a chuva apertou um pouco mais, o desfile prosseguiu”, frisou, acrescentando que durante todo o fim de semana, a sua equipe trabalhou na montagem do evento.  “Para não atrapalhar, principalmente, o trânsito, as montagens dos palanques e do som foram feitas no sábado e domingo. Foi um trabalho árduo, mas compensador, pois o desfile saiu dentro da normalidade e expectativas”, pontuou.

 

        Antes do desfile, houve o hasteamento de bandeiras na Praça Sávio Gama. Como homenagem, o prefeito Antônio Francisco Neto, convidou o regente há 20 anos da Banda Municipal, maestro Gérson Costa, para hastear a bandeira do município. Para a bandeira do Estado do Rio de Janeiro, o convidado foi o coordenador distrital dos Grupos de Escoteiros, José Carlos de Almeida. Quanto a bandeira Nacional, que comumente é hasteada pelo prefeito, foi convidado para esta tarefa, o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Volta Redonda, José Maurilo Roberto. “Esta homenagem representa um pouco do agradecimento que temos por estas pessoas e órgãos que muito lutam pela nossa cidade”, justificou o prefeito.

 

        Neto, ao discursar, frisou que a independência do Brasil é conquistada a cada dia.  “Volta Redonda faz a diferença, pois tem um povo que acredita em nossa cidade e com isso estamos conseguindo fazer de Volta Redonda referência em muitas ações como a educação, segurança, social, saúde e desenvolvimento”, disse Neto, que destacou o resultado da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do IBGE, divulgado esta semana sobre o índice de Vulnerabilidade Social das cidades brasileiras. Na pesquisa, Volta Redonda ficou em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em três indicadores como a infraestrutura urbana, capital humano e em trabalho e renda.  “Administrar esta cidade, mais uma vez me orgulha muito, pois este primeiro lugar é fruto de um compromisso com a nossa população. Isso só é possível, graças ao investimento que a cidade recebe e com isso é possível mudar a vida das pessoas para melhor”, comemora o prefeito.
        

        Após a cerimônia, foi dado início ao desfile cívico-militar, na Avenida Paulo de Frontin com a Banda e Coral Municipal.  Desfilaram os integrantes dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Escoteiros, grupos da melhor idade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e os projetos da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).  Em seguida, estiveram a Ordem Demolay e as Filhas de Jó, Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Fundação Beatriz Gama (FBG). Além dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, com cerca de 1,7 mil crianças e as suas bandas mini, do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, e os colégios da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).  
        

        A seguir, se apresentaram o Ciep Gloria Roussim Guedes Pinto, da Rede Estadual de Ensino, e o Centro Educacional Arco Íris e a Escola Técnica Pandiá Calógeras, representantes da rede particular.  Entraram para finalizar o desfile, os clubes de serviços como a Equipe de Kart - Projeto Piloto Cidadão, Jeep Clube, Equipe Vivendo no Baixo e o Clube de Antiguidades Automotivas.  
        

        Na infraestrutura do evento, houve os serviços de ambulâncias, o apoio dos membros da Cruz Vermelha Brasileira para atendimento de primeiros socorros e crianças perdidas.  A Guarda Municipal apoiou o evento dentro do desfile e no trânsito nas ruas próximas.  Para garantir segurança, o Aterrado foi monitorado pelas câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e a Polícia Militar colocou viaturas e homens circulando em todo o bairro, inclusive nos pontos de ônibus.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444