Crianças do Roma participam do projeto Bombeiro Mirim

         

      Em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o 22º Grupamento de Bombeiros Militar, foi realizada na tarde desta quinta-feira (dia 8), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Roma I, a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim. O projeto conta com a participação de 60 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos, dos bairros  Roma I, Roma II, Parque das Garças e Condado do Ipê.

 

       “Este projeto tem um alcance social muito grande, pois a intenção é a formação de líderes e a capacitação para o enfrentamento de situações de emergência”, disse a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Smac, Rosane Marques, frisando que o trabalho provoca nas crianças mudanças comportamentais nas áreas ambientais, sociais e transmite noções de Defesa Civil.  “A intenção maior é a valorização da vida”, afirmou.

 

         A cerimônia contou também com a presença do secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, da presidente da associação de moradores do bairro Roma I, Maria das Graças dos Santos, dos coordenadores do Cras e familiares dos alunos participantes do projeto e a aula inaugural foi realizada pelo sargento dos Bombeiros João Batista.   

 

         “Entre os temas estão a prevenção e combate a incêndio, salvamento, defesa civil, civismo e cidadania, noções de saúde e higiene, drogas e doenças sexualmente transmissíveis,meio ambiente e educação para o trânsito”, detalhou o sargento João Batista.  

 

         As atividades acontecerão as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Praça Libiano Abbiati, na área central do Bairro Roma I. “Estamos programando a formatura para 10 de dezembro, na sede do Batalhão no bairro Aterrado, a partir das 9h”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio Claudio Caetano Siqueira, ressaltando que os participantes, durante os dois meses do projeto, terão aulas práticas e teóricas, palestras informativas, atividades recreativas, visitas programadas e reuniões com famílias.

         O secretário Munir Francisco lembrou que todos os participantes fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizados no Cras do bairro Roma. “Volta Redonda é o único município do estado do Rio a continuar com o projeto. Graças a nossa parceria com o Corpo de Bombeiros vamos continuar com esse projeto tão importante. Mais uma vez nosso município sai na frente”, disse Munir, lembrando que os 60 jovens que já estão inscritos no projeto receberão uniformes completos (bermuda, camisa, boné) e lanches.  

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444