Seminário, na segunda (dia 19), reforça importância da prevenção na luta contra o câncer

 

        A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda realiza o seminário “Saúde da Mulher: a rede de cuidados”, dentro da programação da 2ª etapa anual da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama, que teve início dia 1º e segue até 31 de outubro. O evento, que acontece nesta segunda-feira (dia 19), às 14h, no Auditório da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, deverá reunir profissionais de saúde e sociedade civil.

 

        A proposta é discutir as estratégias de prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero no município. O tema será abordado pela secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães; pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Quintino; além da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, e da Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, a médica Juliana Monteiro Ramos.

 

        “A prevenção é a melhor estratégia na luta contra o câncer, pois se detectado, precocemente, esta doença têm até 100% de chances de cura”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que  “a informação é um instrumento de suma importância na batalha contra o câncer que, associada às condutas preventivas atuam como recursos e intervenções para as mudanças de atitude visando à prevenção e detecção precoce de casos”.

 

       A informação foi, inclusive, uma das estratégias utilizadas pela SMS para atrair a atenção das mulheres, convidando o público feminino a aderir a Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês o município vem realizando palestras e atividades educativas em diversos setores orientando a população sobre a importância do preventivo e autoexame de mama. Durante o Outubro Rosa todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF) e a Policlínica da Mulher, estão abertas para receber o público feminino. Esta ação contempla a oferta de exames de preventivo (papanicolau) para  mulheres de 25 a 65 anos, inclusive gestantes, e de mamografia para aquelas acima de 40 anos.

 

        O objetivo é promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução de mortalidade por câncer de colo uterino e de mama. A meta é realizar três mil preventivos e 1,5 mil mamografias. O atendimento acontece através de agendamento prévio e de demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade.

 

        “Por investir em uma campanha intensa contra o câncer de mama e colo uterino, a saúde pública do município, revela  indicadores bem positivos na luta contra estas doenças”, ressaltou a médica e coordenadora da Saúde da Mulher, Juliana Monteiro, ressaltando que o acesso às mamografias de rastreamento, realizadas entre mulheres com idades  a partir de 40 anos, subiu de 4.210 exames, em 2009, para 13.347 em 2014. O acesso aos exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos também subiu: em 2009 foram realizados 22.714 procedimentos, e 2014, 24.008.

 

        Outra boa notícia é a redução nos casos de óbitos por câncer de mama, que caiu de 27, registrados em 2009, para 22 casos em 2014. Os registros também são favoráveis em relação aos óbitos por câncer de colo de útero, que em 2009 fizeram nove vítimas, e em 2014, provocaram a morte de quatro mulheres.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444