Policlínica da Cidadania já fez mais de 1,3 milhão de atendimentos em 2015

 

        A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, inaugurada em agosto de 2009 no Estádio Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, está comemorando um gol de placa: bateu a marca de mais de 1,3 milhão de atendimentos nos primeiros 8 meses deste ano. Segundo a coordenadora da Policlínica, Janaína Costa a média de atendimentos mensais é de 21 mil, chegando a 25 mil atendimentos em alguns meses.

 

        “Em agosto de 2015, a Policlínica alcançou o número de 1.358.285 atendimentos nas suas diversas especialidades médicas e equipe multidisciplinar de saúde à disposição da população, um atendimento gratuito, feito através do SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou.

 

         A Policlínica tem previsão de mais 84 mil atendimentos (média 21 mil) nos próximos 4 meses, batendo a marca de 1.442.285 atendimentos. Construída no espaço interno do novo Estádio da Cidadania - reconstruído em abril de 2004, ganhou a aprovação total dos moradores e usuários do sistema SUS. O atendimento é feito das segundas às sextas feiras, das 7h às 19h, um horário estendido para que o público que trabalha durante o dia possa ser atendido.

O fato de construir uma Policlínica da Cidadania num espaço vazio, que estava perdido dentro de um estádio gerou um acontecimento até então inédito no país. O município aproveitou as dependências do estádio para jogos de futebol, transformando-o em espaço para a Saúde Pública com varias especialidades médicas e equipe multidisplinar à disposição da população, de forma gratuita, garantidos pelo Sistema Único de Saúde(SUS).  

Na Policlínica a população tem consultas com profissionais de saúde nas especialidades médicas de alergologia (alergista), angiologia, cardiologia e cardio pediatria, dermatologia, endocrinologia, endócrino pediatria, fonoaudiologia, gastroenterologista e gastropediatria, hematologia e hematopediatra (anemia falciforme e outros), nefrologia e nefropediatria, neurologia e neuropediatria, nutrição, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e pneumopediatria, psicologia, reumatologia, urologia, além de exames e procedimentos como EEG (eletroencefalograma), tratamento de vitiligo/psoríase, ortoptista, audiometria, foto coagulação, risco cirúrgico, mapeamento de retina, campo visual, eletroneuromiografia, USG Globo Ocular, Avaliação Urodinâmica, Atendimento a Ostomizados, Gonioscopia, audiometria, mapeamento cerebral, serviço de PUVA (fototerapia), ambulatório de pacientes com AVC, exercícios ortópticos, entre outros.

         O fluxo do atendimento da Policlínica da Cidadania, que é referenciado e não de portas abertas, primeirovem da atenção básica, pelas UBSs e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) dos bairros, com acesso ao Sistema Regulador para a marcação de consulta com o especialista no Estádio da Cidadania. “Há uma procura significativa da população a essas especialidades médicas e Volta Redonda acaba servindo de modelo a ser seguido pelas cidades que se propõem a fazer um SUS de verdade, em ofertas nos serviços de saúde e que se preocupa com a qualidade desse atendimento aos moradores. O gestor em saúde pública tem que ter essa sensibilidade. Eu estou orgulhosa da complexidade das ofertas e temos um prefeito que cuida da saúde das pessoas, isto não tem preço”, enfatizou Janaína Costa.

         Ela destaca ainda que, uma vez atendidos na Policlínica, os pacientes têm a garantia de retorno de até 180 dias na Policlínica. Janaína afirma que  a Policlínica também agenda cirurgias diretamente nos hospitais de referência em algumas especialidades. Ao todo são 21 especialidades médicas, incluindo sete pediátricas. Volta Redonda é referência regional para mais 11 municípios nos programas de anemia falciforme, vitiligo e psoríase.

 

Outros serviços de Saúde são oferecidos no Estádio

 

No primeiro andar do Estádio da Cidadania está localizada a recepção para receber e encaminhar os pedidos de consultas médicas especializadas, o Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, com um complexo de equipamentos digitais para tomografia, mamografia, radiografia e ultrassonografia. No segundo e terceiro andar, com acesso por rampas e elevador, funcionam a Ótica de Cidadania, Espaço Saúde e Cidadania Laudelina de Andrade, Comissão Municipal de Demanda de Medicamentos de Alto Custo, consultórios de Oftalmologia, Cartão SUS e Ouvidoria, Academia para a 3ª Idade, entre outros serviços.

         O Cartão SUS, que é necessário para os cidadãos terem acesso aos serviços de consultas médicas pelo SUS desde o nascimento, alerta Hélcio Cabral, responsável pelo setor, tem atendido médio de 400 pessoas por dia. A exigência do cartão atende a norma federal do Ministério da Saúde. “Deve ser apresentado um documento de identidade e comprovante de residência no município”, disse Hélcio. A Ótica da Cidadania tem feito a entrega de cerca de 80 óculos por dia. Para ter esse benefício dos óculos, exclusivo para moradores de Volta Redonda, é preciso ter mais de 50 anos, apresentar cópia do comprovante de renda familiar até 2 salários mínimos, cópia do comprovante de residência e cartão SUS. O direito é extensivo aos estudantes da rede pública, e pessoa portadora de deficiência mental.

         Sebastião Vicente, e Carlos Alberto de Moraes são os técnicos montadores desses óculos no laboratório da Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim, que são entregues gratuitamente a população: “Um espaço no estádio que estava perdido, sem uso algum, foi transformado num beneficio para ajudar as pessoas a enxergar melhor”, comentou com satisfação Carlos Alberto.     

         Há ainda a Academia da Vida Oscar Cardoso, com trabalhos para a terceira idade, a Academia de Ginástica da 3ª Idade Dr. Eljo Cândido de Oliveira, inaugurada em 17 de julho de 2004, tem atualmente cerca de 560 alunos, de 52 até 89 anos. Os alunos da melhor idade são assistidos pelos professores de Educação Física, Irandyr Teixeira Botelho, Carlos Henrique e Robson Correia. “A maioria dos nossos alunos são mulheres, mostrando que elas se preocupam mais com a saúde. Todos têm que apresentar um atestado médico renovado de seis em seis meses”, disse o professor Robson.

         O aluno da academia Alfredo Nicolau Neto, de 62 anos, disse que a mãe de 89 anos, Maria José, também frequenta o local há 10 anos e faz também hidroginástica e aulas de capoeira. Alfredo disse ainda que a mãe pega duas conduções para chegar até a Academia de Musculação do Estádio. “Ela é um exemplo para a gente, para os mais jovens. E chega aqui sozinha”, afirmou.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444