SMS adere ao Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica

 

         A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao HÓRUS (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), para regulação de medicamentos, do Ministério da Saúde. A implantação desse novo sistema possibilita, entre outros benefícios, a identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação.        

 

      O HORUS permite ainda o rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados, assim como o agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições. O novo sistema garante também que seja efetuada a consulta ao histórico de atendimento, o controle e monitoramento dos recursos financeiros, investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos. 

 

         Outra boa notícia com a implantação do HORUS é o fato de o município poder atualizar, permanentemente, os parâmetros definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, de abrangência nacional,  publicados pelo Ministério da Saúde.  Com a implantação do HORUS, o SUS/VR poderá acessar dados para a construção de indicadores de Assistência Farmacêutica, auxiliando a avaliação, monitoramento e planejamento das ações.

 

         Desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE), o HORUS deverá estar funcionando em todas as Unidades de Saúde  da Atenção Básica da SMS/VR, até o final de março do ano que vem. Atualmente este sistema já funciona nas UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) São Carlos,  Jardim Paraíba, Jardim Belmonte e  Conforto, além da  Média Complexidade como Policlínica da Mulher e Centro de Doenças Infecciosas.

 

         - A nossa meta é qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a ampliação do acesso aos medicamentos e a qualificação da atenção à saúde prestada à população – ressaltou a secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, avaliando que nas unidades onde esse sistema já funciona além da agilidade o HORUS possibilita precisão, dinâmica e eficácia aos serviços prestados aos usuários da Assistência Farmacêutica.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444