Ministro do Esporte participou de encerramento das Olimpíadas para Pessoas com Deficiência neste domingo

       O ministro do Esporte, George Hilton, acompanhou neste domingo, dia 29, as competições da 20ª Olimpíadas para Pessoas com Deficiência (Olimpede VR), que teve início na tarde de sexta-feira (dia 27) em Volta Redonda e reuniu nada menos que cerca de três mil paratletas. As equipes representaram 51 municípios de cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.

       Muito emocionado o ministro disse que a competição fará parte do calendário do Ministério dos Esportes. “Um evento como esse me faz entender, cada vez mais, que estamos no caminho certo. Volta Redonda é uma cidade muito importante e vamos trazer para cá, em 2016, eventos nacionais e internacionais. Essa parceria entre o governo municipal e federal nos mostra que temos realmente que apostar na força da união”, disse o ministro que visitou alguns ginásios da cidade, o parque aquático, o Estádio da cidadania e a Arena Esportiva.

       O prefeito Neto agradeceu a presença do ministro, do deputado federal Deley, “sempre parceiro na realização da Olimpede”, das entidades que participam da competição, dos paratletas e da equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). “Quero agradecer a todos que nos ajudam a fazer de Volta Redonda uma cidade do esporte. Sem a união dessas forças não poderíamos fazer uma competição tão importante como essa”, disse o prefeito.

       Para a professora de educação especial Maria do Carmo Rocha, da Fundação Pestalozzi de Belém do Pará, essa competição é a grande oportunidade de socialização que os paratletas têm. “Desde o ano passado, quando fomos campeões de futsal, que participamos da Olimpede. Não podemos perder essa oportunidade de promover a integração, a socialização dos nossos alunos. Nossa delegação conta com 47 pessoas. Desse total, 36 são atletas da Fundação Pestalozzi. Demoramos cerca de 60 horas para chegar aqui, mas todo esse sacrifício é válido quando vemos o brilho nos olhos da cada um deles”, concluiu a professora.

       A Olimpede VR, que foi realizada no complexo poliesportivo da Ilha São João, em diversos parques da cidade, na Arena Esportiva e no Parque Aquático, contou com provas de atletismo, tênis de mesa, futsal, judô, dentre outras modalidades.

        ABERTURA - A cerimônia de abertura da Olimpede VR contou com a presença do senador Romário de Faria e sua filha Ivy – portadora da síndrome de down. A festa, no Ginásio Poliesportivo da Ilha São João, começou com desfile das 142 delegações das entidades que participaram da competição ao som da Banda Municipal regida pelos maestros Gerson Costa e Rinaldo Galvão.    .

         Romário e a filha acenderam a Pira Olímpica, após três atletas especiais do Programa 2º Tempo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Diego, Sandro e Adriano – conduzirem a Tocha Olímpica até o senador. Foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, que anteriormente já havia arrancado lágrimas do público e autoridades com uma coreografia caprichada ao som ao vivo do cantor voltarredondense Petter, que reuniu projetos do 2º Tempo como ballet, dança moderna, ginástica olímpica, basquete, taekwondo; os grupos do Viva Melhor Idade, que reúne pessoas com mais de 50 anos; além da equipe de badminton da Secretaria Municipal de Educação.

         Coube também a Romário encerrar a cerimônia, ele afirmou ser uma honra acender a Pira Olímpica do evento, parabenizou o prefeito Neto pela realização do evento e afirmou que é, principalmente, pelo esporte que se promove a inclusão. “Boa Olimpede a todos”, encerrou.

       Após os discursos, os atletas foram dançar na “pista” com show da banda voltarredondense Madame Zero.    

          

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444