Unidade de Saúde Mercês Maria Portela, no bairro 249, é inaugurada

           

       Com a presença da comunidade, o prefeito Antônio Francisco Neto, entregou as chaves da nova Unidade Básica de Saúde da Família 249, que recebeu o nome de Mercês Maria Portela. A solenidade aconteceu na sexta-feira (dia 18), às 19h, com a presença da secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, e foi um investimento de R$ 1,58 milhão, com obras de reconstrução e ampliação. O novo espaço propicia aos usuários atendimentos em ambientes climatizados, arejados e informatizados.

 

         Seguindo o mesmo padrão das novas UBSFs, a unidade na 249, traz um diferencial: um auditório com 60 lugares destinado às reuniões de trabalho, que vai receber o nome do homenageado Ernesto Moacir Ribeiro de Castro. Contando com duas equipes de saúde da família, para atender a pelo menos seis mil pessoas, a nova UBSF atenderá além da 249, moradores do Jardim Ponte Alta, parte do Minerlândia  e Avenida Europa.

 

      O espaço conta com uma estrutura física de 18 salas, além de farmácia, cozinha, banheiros, entre outros. Os serviços ofertados são os mesmos das demais UBSFs como acolhimento, curativos, teste do pezinho, coleta de sangue, nebulização, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinas, visitas domiciliares, grupos educativos, agendamento de consultas/ exames para especialistas.

 

       Ao falar dos avanços em diversas áreas e localidades de Volta Redonda, o prefeito Neto lembrou a classificação obtida pelo município que, em presquisa nacional recente, conquistou o sexto lugar no setor da Saúde Pública no País. Esta classificação conforme lembrou o prefeito é fruto de um trabalho que vem priorizando a qualidade do atendimento, profissionalismo e investimentos pesados no setor.

 

           “São obras como estas que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou Neto, elogiando os arquitetos que conseguiram executar projeto amplo e moderno em um pequeno espaço físico. O prefeito ao falar desses investimentos deixou outra boa noticia para a comunidade: Neto disse que o bairro terá uma creche. Moradores da localidade vizinha, o bairro Minerlândia, também serão contemplados com um novo investimento do governo, que será a construção de um CRAS. 

 

        A secretária Marta Magalhães também elogiou o espaço e lembrou que o auditório erguido na UBSF 249 também será de extrema importância para a comunidade, já que o espaço servirá para diversas reuniões de grupos de educação em saúde, entre outros. Seguindo a fala do prefeito, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, também falou da qualidade da obra. “Quem conheceu o local antes da obra não podia imaginar que este espaço pudesse se transformar em uma unidade tão bonita e bem acabada”, ressaltou Paiva.

 

        O evento foi acompanhado também pelo deputado federal Deley de Oliveira, que falou dos investimentos no município durante a administração Neto. “Quem é de Volta Redonda pode confirmar como a nossa cidade melhorou muito na administração do Neto, onde todos os bairros receberam obras e melhorias”, ressaltou o deputado. A solenidade foi acompanhada ainda pelo presidente da Associação de Moradores da 249, José Portela, que também é parente da homenageada, além moradores, representantes de vereadores, entre outros.

 

       ATENÇÃO BÁSICA – Como principal porta de entrada para o usuário do SUS, a Atenção Básica, assegura a continuidade do cuidado nos demais serviços. Nestas unidades são desenvolvidas ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde e estão ligadas em rede a outros serviços de saúde.

 

      Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e, em parceria com o Governo Federal, vem investindo na Atenção Básica para atender às necessidades dos usuários com maior conforto e comodidade. Os novos projetos arquitetônicos dão garantia de melhor luminosidade com unidades amplas, arejadas e climatizadas.

 

      A informatização também é um investimento que vem sendo ampliado nas unidades de saúde para agilizar a vida dos usuários, através de sistemas, como por exemplo, o do Laboratório Municipal, que permite o acesso aos resultados de exames através da internet. Nestas unidades também estão sendo implantados os sistemas de controle nas farmácias e o sistema do SIPNI (Sistema do Programa Nacional de Imunização) nas salas de vacinas, ambos sistemas públicos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.

 

          Mesmo em casos mais complexos, é também a UBS o melhor caminho para se chegar aos exames e serviços especializados, pois é a partir dela que são realizados os agendamentos através de um sistema informatizado.

 

       Nestas unidades, os usuários realizam ainda consultas, fazem exames preventivos, curativos e inalação, são  vacinados, recebem medicamentos. As equipes são formadas por médicos de família (generalistas), enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e farmacêuticos. A prevenção e o controle das doenças também são estimulados pelas unidades básicas por meio de atividades educativas através de grupos de controle do tabagismo, de planejamento familiar, da participação de rodas de terapia comunitária e de campanhas voltadas a todas as faixas etárias. É na Atenção Básica que as doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes podem ser diagnosticadas e controladas.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444