18º Encontro de Folia de Reis será em 16 de janeiro na Ilha São João; grupos receberam ajuda de custo nesta sexta (dia 08)

        

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto e a secretária municipal de Cultura, Rosâne Mendonça, realizaram nesta sexta-feira (dia 8), no Gabinete do prefeito, a entrega da subvenção – um cheque no valor de R$ 1.764 - a cada um dos representantes dos 18 grupos de Folia de Reis que se apresentarão no próximo sábado (dia 16), a partir das 13h na Ilha São João, com entrada franca, no 18º Encontro de Folias de Reis de Volta Redonda. A verba será utilizada na compra de instrumentos musicais, uniformes, e no transporte para o local do encontro. O prefeito Neto ressaltou o trabalho de manutenção da cultura feito pelos grupos de Folia de Reis.

 

        “Apesar das dificuldades, o Poder Público tem feito todo o esforço necessário para que vocês mantenham a tradição viva da maior festa do folclore nacional, da nossa cultura, e façam um belo espetáculo, que será todo filmado. Tragam a família, os amigos, para que todos possam abrilhantar o espetáculo e que considero um momento histórico podermos contribuir, oferecendo toda a estrutura e a segurança para a realização do evento”, disse o prefeito. 

 

        A secretária de Cultura saudou os participantes do 18º Encontro de Folia de Reis, e pediu que haja cumprimento rigoroso do horário de apresentação – 30 minutos por grupo - para o sucesso do evento. Rosâne citou que em relação ao ano passado, conseguiu aumentar o número de 16 para 18 grupos, e que a SMC investiu mais na estrutura do evento, com melhoria do palco, som, seguranças pública e privada, para o brilho do encontro. A previsão é que o evento acabe por volta das 23h.

 

        “Esta é uma festa tradicional, de intensa identidade com as raízes da nossa cultura, que não podemos deixar de apoiar”, enfatizou Rosâne Mendonça. Alguns representantes dos grupos destacaram o apoio que estão recebendo do Poder Público para a apresentação na Ilha São João.

 

        “A gente gasta muito mais, mas sem este apoio do município seria muito mais difícil. O dinheiro é usado principalmente para a compra dos instrumentos, uniformes e deslocamento até a Ilha São João”, afirmou Afrânio Oliveira Silva, da Jornada Estrela Brilho da Juventude, do bairro Cailândia. Eles lembraram que a cultura brasileira está presente com toda a força nos encontros anuais dos grupos de Folia de Reis em Volta Redonda, com total apoio público.

 

Apresentações - No dia 16 sobem ao palco da Ilha São João os seguintes grupos:

 

  • 13h – Jornada Estrela Brilho da Juventude do bairro Cailândia (Afrânio de Oliveira e Silva);

 

  • 13h30 – Estrela Maior, do bairro Vale Verde (Abel de Paula de Oliveira);

 

  • 14h – Estrela Nova Geração da Candelária (Elisamarte de Oliveira e Luiz Homero Rosa);

 

  • 14h30 – Estrela Sagrada do Água Limpa (Fabrício Silva de Souza);

 

  • 15h – Astrólogo do Oriente do Água Limpa (Elizabeth Maria de Oliveira);

 

  • 15h30 – Folia da União do Santo Agostinho (Benedito Vidal Filho);

 

  • 16h – Jesus Menino do Retiro (Dirce Gomes Vieira, João Francisco Nunes Vieira);

 

  • 16h30 – Divina Estrela Maior (Mauro José Souza dos Santos);

 

  • 17h – Da Paz do Água Limpa (Andreia Cristina Dias Rocha);

 

  • 17h30 – Estrela Sagrada do Oriente do Nova Primavera (Júlio Cesar de Souza);

 

  • 18h – Lua Nova do Aero Clube (Heleno do Carmo Santana);

 

  • 18h30 – Estrela Guia do Oriente da Vila Americana (Márcio Paulo da Silva);

 

  • 19h – Jornada Unida Divina Luz de Niterói (Nilton de Souza da Cruz);

 

  • 19h30 – Sagrada Família do Nova Primavera (José Paulo Alves);

 

  • 20h – Sagrada Estrela do Oriente da Candelária (Juarez Miranda);

 

  • 20h30 – Estrela Sagrada do Retiro (Luiz Sérgio Pereira);

 

  • 21h – Estrela Divina do Oriente do Santa Cruz (Augusto da Silva);

 

  • 21h30 – Estrela do Oriente Nove de Abril do Nova Primavera (Carlos Roberto de Souza).

 

HISTÓRIA – A Folia de Reis – também chamada Reisado ou Festa de Santos Reis - é uma manifestação cultural de origem católica, vinda da Espanha, lembrando a jornada dos Três Reis Magos em busca do local de nascimento de Jesus Cristo. A Folia de Reis é formada pelos seguintes personagens.

 

Espírito Santo - O Divino Espírito Santo é representado na festa por uma pomba.

 

Mestre - O principal elemento do grupo, também chamado de embaixador, possui amplo conhecimento da festa e tem autoridade total sobre os demais. Também é responsável pela cantoria, narrando a visita dos magos a Jesus. 

 

Contramestre - É o responsável por arrecadar os donativos para a festa. É o primeiro substituto do mestre e o acompanha na cantoria.      

 

Palhaço - Participa da festa em número variável. Sua função é proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. Aos palhaços cabe o papel de pedir aos donos das casas visitadas os donativos para a festa. O anfitrião pode, em contrapartida, exigir que algum serviço seja feito em troca de donativos.  

 

Reis Magos- São três personagens que representam a viagem de esperança ao encontro do Deus Menino. 

 

Alferes - É uma pessoa respeitada da comunidade que conduz a bandeira e não pode ser ultrapassado por ninguém. Representa a autoridade espiritual.

 

Foliões – São as pessoas da comunidade que participam da festa. As músicas são entoadas pelo grupo e podem ser tradicionais ou de autoria do próprio mestre. O candidato a integrar um grupo de Folia de Reis tem obrigações e deveres que iniciam com a submissão às ordens do Mestre. Alguns grupos chegam a ter um código de ética escrito e aceito pelos membros. Normalmente, os foliões estão pagando alguma promessa para participar ativamente da festa e uma das características da festa é a diversidade, onde cada cultura, cada cidade, tem costumes e tradições diferentes, de acordo com as peculiaridades da região.

 

Comidas típicas – A comida servida durante a peregrinação ou mesmo durante a festa respeita as regionalidades e as dimensões desta em cada estado: rabanada no Rio de Janeiro, pamonha em Goiás, canjica no Piauí, etc.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444