Volta Redonda Unida Contra o Mosquito vai às ruas

          A Prefeitura Municipal de Volta Redonda deu início, na manhã desta sexta-feira (dia 29), à ação Volta Redonda Unida Contra o Mosquito, que mobilizou diversos setores da sociedade no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus (que tem sido associado ao grande aumento dos casos de microcefalia no Brasil). A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), Janaína Soledad, iniciou as atividades acompanhando uma equipe de aproximadamente 70 pessoas no bairro Rústico, e explicou a importância da participação de todos.

          “Estamos chamando a população para aderir à campanha contra a dengue, orientando a realizar vistorias em suas residências. São 10 minutos, uma vez por semana, para eliminar os possíveis criadouros, lavar os bebedouros de animais, vistoriar os pratinhos de planta, as calhas, caixas d’água, evitar o acúmulo de água, de lixo, de materiais recicláveis, colocar garrafas viradas com a boca para baixo, ou seja, evitando o acúmulo da água parada a gente consegue vencer o mosquito. Quem tiver entulho ou algum material a ser descartado, pedimos que nos informe. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) irá recolher o material na casa”, afirmou Janaína.

        Em seguida, a coordenadora seguiu para o bairro Vila Brasília, onde as equipes encontraram entulhos espalhados em diversos pontos e identificaram possíveis criadouros do mosquito, o que se agrava neste período chuvoso. A região contou ainda com a presença da Defesa Civil e do Falcões de Aço Moto Clube de Volta Redonda. O presidente do clube de motociclistas, Manoel Esmeraldo Filho, falou da participação da instituição na campanha.

“Para nós é muito importante, pois o mosquito atinge toda a população e nós não estamos isentos disso. Então, temos que dar nossa parcela de colaboração para combatermos. E não será somente agora, sempre que a Prefeitura precisar de nossa colaboração, estaremos juntos”, disse Esmeraldo, que estava acompanhado de aproximadamente 20 integrantes do clube.
E as ações de conscientização e combate devem continuar. De acordo com Janaína Soledad, a intenção é que a cada 15 dias, ou pelo menos uma vez por mês, sejam realizadas mobilizações como essa, visando reduzir os índices das doenças e seus desdobramentos.

          “Volta Redonda Unida Contra o Mosquito é uma campanha que veio para ficar. Estamos convocando a população a se inscrever no Portal VR (www.portalvr.com) e escolher o bairro onde queira ajudar. Pretendemos fazer um trabalho contínuo, com todas as secretarias, mobilizando e mostrando a responsabilidade de todos no combate ao Aedes aegypti”.

          O aposentado José Monteiro, de 73 anos, morador da Rua 403, do Rústico, não mediu esforços e atendeu ao chamado do Poder Público, e desde cedo participou da mobilização contra a dengue. Ele disse que a ação é importante por ter sofrido com a doença em casa.

          “Minha esposa teve dengue há três anos e quase morreu de tanta dor, e pior, não há remédio, somente repouso e água, sendo a recuperação para o idoso muito difícil”, ressaltou o aposentado, lembrando que a população até se preocupa, “mas não entende a gravidade da doença que se tornou um problema de saúde pública”, na opinião dele.

        Embora não tenha ido para as ruas participar da mobilização contra a dengue, outra moradora do bairro, a dona de casa Enizete Ferreira, de 59 anos, defende a importância de se aderir a campanha e de que cada um fazer o seu dever de casa, ou seja, limpar o seu quintal, evitando acúmulo de lixo ou utensílios que possam se tornar criadouros do mosquito. A dona de casa recebeu os agentes e deixou o imóvel à disposição para vistoria, a fim de eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.

        “Vistorio cada canto da minha casa, mas às vezes posso deixar passar algo e, por isso, acho importante a visita dos agentes de endemia, pois eles têm um olhar mais técnico do que o meu” avaliou a dona de casa, ressaltando que nunca adoeceu por dengue, mas teme a doença, principalmente os casos de microcefalia em bebês. “Isso é muito grave e a situação vem piorando a cada ano, não podemos relaxar”, concluiu dona Enizete.

          PLANO – O plano de combate à dengue e ao Aedes aegypti foi apresentado na última quarta-feira (dia 27) e tem como objetivo mobilizar mais de duas mil pessoas em toda a cidade.

         “Estamos nos antecipando e fazendo algo inédito: colocar mais de 2 mil pessoas nas ruas, entre 8h e 11h, batendo de porta em porta e convocando as pessoas a se mobilizarem também. Temos cerca de 500 casas fechadas, mapeadas pelo Saae-VR, porque não apresentam consumo de água. Vamos tentar entrar nestas casas para verificar a situação, se há a necessidade da retirada de algum material”, disse o prefeito Neto, acrescentando que uma lei municipal permite a entrada do Poder Público, em casos específicos, em casas fechadas, para verificar situações relacionadas à dengue. “Se não conseguirmos visitar todas as casas, queremos chegar a pelo menos 70% delas, e iremos anotar o que não visitamos, para fazermos uma nova ação nestes locais”.

          De acordo com os dados apresentados na reunião, o último LIRAa apontou infestação de 4% do mosquito Aedes aegypti, índice considerado de alto risco para dengue. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).

          Também foram convocadas para participar da campanha entidades como o 28º Batalhão de Polícia Militar; o 22º Grupamento de Bombeiro Militar; Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Metalúrgicos e Sider Shopping.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444