Smac promove Campanha de Desarmamento Infantil até quarta-feira, dia 20


         O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco; e o delegado da Polícia Civil, Antônio Furtado, hoje titular da 135º Delegacia de Polícia em Itaocara, abriram as atividades para marcar a passagem do Dia do Desarmamento Infantil, no dia 15 de abril, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Almir de Souza Lopes, no bairro São Luiz. O dia foi marcado por palestras para estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Juarez Antunes.

 

         De acordo com a psicóloga do CRAS, Thaise Heringer, o primeiro dia de campanha foi direcionado aos adolescentes. Participaram de palestras cerca de 150 estudantes por turno – manhã e tarde. “Combater a violência nas escolas entre os jovens, conscientizá-los de que não se deve usar armas, mas o diálogo, para resolver conflitos pessoais,  e implementar uma cultura de que armas não representam poder algum, uma utopia, um falso poder que nada resolve. O diálogo tem uma força maior do que as armas”, pontuou Thaise.

 

         Munir Francisco citou a cerimônia de abertura pela manhã, com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, agradeceu a presença dos estudantes e afirmou que o projeto de desarmamento pensa no futuro das crianças. “Arma sempre representa um perigo, mesmo quando é de brinquedo”, disse, lembrando que a campanha ainda tem parceria das secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, sociedade civil e instituições religiosas.

 

         A Campanha pelo Desarmamento Infantil será realizada até quarta-feira (dia 20) nos CRAS São Luiz, junto aos demais CRAS da Regional III – Nova Primavera, Caieiras, Candelária, São Sebastião, Dom Bosco e Brasilândia. “Em 2014, a campanha foi realizada somente no São Luiz, neste ano estendemos para os outros bairros da região e vamos envolver estudantes de sete escolas”, afirmou Munir, que informou que as crianças são conduzidas ao local das atividades com ônibus da prefeitura e recebem água e pipoca.   

 

         Na campanha em prol do desarmamento infantil, as crianças e adolescentes serão incentivadas a entregarem seus objetos ou jogos que faça menção à violência. A campanha pretende alcançar também os pais, que tem um papel fundamental na educação contra a violência.

 

         O delegado Antônio Furtado, que recebeu uma placa de homenagem e agradecimento pela participação efetiva na campanha, fez palestra mostrando o trabalho de perícia em alguns crimes - exibindo reportagens de TV de crimes solucionados pelas polícias Civil e Militar em Volta Redonda - e respondeu perguntas dos estudantes. O delegado também focou o crime provocado pelo uso e compra de drogas na cidade, destacando que “o traficante também mata a quem consome drogas e não paga”, ressaltando que muitas vezes o usuário de drogas vai para o crime para levantar dinheiro e manter o consumo das drogas.

 

         Ele também provocou os estudantes sobre como conduzir a vida, lembrando que podem escolher seu destino. “Temos que ficar atentos para desviar do que é ruim”, completou Furtado. Suas palavras provocaram a participação do aluno Gabriel, de 12 anos, do 7º ano do ensino fundamental. Ele concordou que todos podem escolher um destino longe do crime, mas citou que “o destino de quem faz coisa ruim é a cadeia”.

 

       CAMINHADA – As atividades seguem até quarta-feira (dia 20), quando haverá Caminhada pelo Desarmamento Infantil, a Passeata da Paz, às 8h, está marcada concentração na Avenida Francisco Torres, bairro São Luiz, no Centro Esportivo Almir de Souza Lopes; às 9h, saída percorrendo a Avenida Francisco Torres; e às 10h, encerramento próximo ao nº 220. Na terça-feira (dia 19), haverá palestra com representante da Polícia Militar, das 8h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Salão de Atividades do CRAS São Luiz, situado à Rua Edgard Nogueira, nº 787.

 

         Segundo o Estatuto do Desarmamento “São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo...” Art. 26 da Lei 10.826/2013 - Estatuto do Desarmamento.

 

       O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CMDCA funciona na Av. Paulo de Frontin, nº 590 (Ed. Plaza), sala 1.504, no bairro Aterrado. Os contatos são o telefone 0800 282 0044 e o email – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444