Abrigo Municipal Seu Nadim recebe obras de reforma e ampliação

         A Prefeitura Municipal de Volta Redonda está realizando a reforma e ampliação do Abrigo Municipal Seu Nadim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Após as obras, previstas para ser concluídas em junho, o espaço terá sua capacidade de atendimento ampliada de 35 para 50 pessoas, além de melhoria na estrutura administrativa.

 

         “Estamos mexendo nas salas administrativas, nos quartos, nos banheiros, no refeitório. Vamos dar melhores condições de trabalho aos funcionários e proporcionar mais qualidade no atendimento aos usuários”, afirmou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, acrescentando que as obras começaram em janeiro e tem investimento na ordem de R$ 150 mil.

 

         A coordenadora do abrigo, Andreia Dias Sargento, explicou que o local atende, anualmente, cerca de 50 pessoas, tendo em seu quadro oito cuidadores plantonistas e um cuidador diarista. A quem passa pelo abrigo, são oferecidas cinco refeições diárias, além de oficinas de música, poesia, leitura, cinema, grupos de convivência e palestras temáticas sobre assuntos como DST, higiene pessoal, comportamento, entre outros. Também são realizadas, a cada 15 dias, reuniões com o grupo Alcoólicos Anônimos (AA).

 

         “É importante ressaltar que o abrigo Seu Nadim não funciona como uma ‘hospedagem’, mas sim como um serviço social integrado à rede de assistência social do município”, ressaltou Andreia.

 

         Ainda de acordo com a coordenadora, o tempo médio de estadia no abrigo é de 4 meses e a unidade realiza o monitoramento dos usuários após a reintegração. “Atualmente, temos 16 pessoas sendo monitoradas e esse processo dura por cerca de seis meses”.

 

         O secretário Munir Francisco destacou que a reforma e ampliação do Abrigo Municipal Seu Nadim faz parte do trabalho que a Smac vem desenvolvendo para reduzir o número de pessoas em situação de rua em Volta Redonda.

 

         “Estamos trabalhando incansavelmente, oferecendo ajuda para eles terem cidadania e dignidade, além de serem reintegrados à sociedade e à família. Para isso, precisamos da participação do poder público trabalhando em rede e da ajuda da sociedade de Volta Redonda”, afirmou Munir.

 

         O funcionamento administrativo diário do abrigo é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. A instituição funciona na Rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças. O telefone é (24) 3347-7178.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444