Saúde do Idoso em Volta Redonda tem série de avanços

       

      A população idosa do município está envelhecendo com qualidade de vida. Dados do Índice de Razão de Mortalidade Proporcional apontam que os idosos de Volta Redonda atingem percentuais de longevidade semelhantes aos índices obtidos em países mais avançados. Entre os fatores que impulsionam os percentuais positivos estão os investimentos em Saúde Pública que, nos últimos anos, ampliaram em 75% a oferta de consultas em Geriatria, além de assegurar a qualidade no atendimento humanizado aos idosos do município.

 

      Na Policlínica da Melhor Idade registros mostram que a oferta de consultas geriátricas passou de 480 atendimentos mensais para 840, ou seja, 360 consultas a mais destinadas ao público idoso. Outra conquista é o fato da Secretaria Municipal de Saúde ter ampliado a oferta de oficinas da memória na Policlínica da Melhor Idade.

 

        Atendendo a 60 idosos, divididos em três grupos, estas oficinas da memória trabalham o estímulo da atividade cerebral dos idosos. O resultado dessa atividade pode ser medido em relação à melhor qualidade de vida e, consequentemente, no aumento nos índices de longevidade entre a população idosa. Ao participar destes grupos de trabalho cognitivo, profissionais da Policlínica da Melhor Idade, buscam resgatar a socialização e integração do idoso na família e comunidade.

 

       Outro cuidado na atenção à saúde do idoso, reconhecido pelo Ministério da Saúde, é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Desde a implantação, em 2009, já foram assistidos 1.214 pacientes, por uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, e técnico de enfermagem, que realizam visita domiciliar aos idosos, acompanhando-os no aconchego de seu lar, junto a seus familiares, animais de estimação, etc. O Serviço de Atenção Domiciliar de Volta Redonda é o único no país que faz parte de um projeto de pesquisa do Observatório Nacional da Produção do Cuidado. Essa equipe atende além dos idosos, familiares que recebem orientações quanto ao cuidado humanizado no domicílio. 

 

       MAIS – Na Cidade do Aço a Secretaria Municipal de Saúde, além de atuar em conjunto com os demais projetos da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, realiza o Curso de Formação de Cuidador Familiar de Idosos, cujo objetivo é capacitar agentes de saúde e usuários, no ato de cuidar, melhorando a qualidade de vida dos idosos com limitações funcionais e acamados.

 

       Nos últimos anos, 400 alunos foram certificados como Cuidador Familiar de Idosos. Esses alunos se tornam peça importante na tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional às pessoas da terceira idade.

 

       A equipe da Área Técnica de Saúde do Idoso da SMS/VR vai um pouco além no seu trabalho e desenvolve ações de promoção e prevenção a doenças em idosos. Um destaque fica por conta da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, implantada em sete Unidades da Estratégia Saúde da Família e na Policlínica da Melhor Idade, com orientações destinadas a qualidade de vida da 3ª idade.

 

           Outra ação de destaque é o Projeto Educativo Motorista Amigo do Idoso e Trajeto Seguro, cujo objetivo é fazer com os motoristas, cobradores e taxistas se conscientizem das dificuldades naturais da pessoa idosa. Durante a realização desse projeto a equipe apresenta aos profissionais lotados no transporte público as principais reclamações dos idosos, como freadas bruscas e realização de curvas em alta velocidade. Ainda em relação ao transporte público, o Projeto Trajeto Seguro, destina-se à orientação dos idosos quanto às medidas de segurança na utilização do transporte coletivo. Este projeto contou com a participação de duas empresas de transporte de passageiros do município, onde foram treinados 50 motoristas e cobradores.

 

     VACINAÇÃO – E para garantir ainda mais a saúde do idoso, anualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realiza a Campanha Municipal de Vacinação contra a Gripe, destinada à população acima de 60 anos. O objetivo dessa vacinação é reduzir a taxa de internações decorrentes de infecções pelo vírus influenza e suas complicações. Dados do Ministério da Saúde revelam que, esta vacina reduziu, ao longo dos anos, no município os óbitos causados por  doenças do aparelho respiratório.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444