Melhor Idade de Volta Redonda viajará para hotel em Teresópolis

                Os idosos que participam dos programas voltados para a Melhor Idade no município de Volta Redonda vão viajar para a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Cada grupo ficará hospedado por dois dias no Hotel Le Canton, distante cerca de 180 quilômetros de Volta Redonda. O anúncio da viagem feito pelo prefeito Antônio Francisco Neto aconteceu na sexta-feira (dia 29), na Ilha São João. A estimativa é que devam viajar cerca de 10 mil idosos, segundo explicou o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco.

 

         “Para ter direito a viagem é exigido que os idosos tenham 70 % de frequência nas atividades e estejam há pelo menos um ano nos programas da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel)”, disse Munir, cujo pasta coordena os 63 grupos de convivência que se reúnem nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).  Os demais idosos estão inscritos no programa Viva a Melhor Idade, coordenado pela Smel e estudam na Academia da Vida Oscar Cardoso – unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), localizada no Estádio da Cidadania.

 

         As viagens, que vão durar cerca de cinco meses, começam na segunda-feira (dia 9 de maio) e de acordo com a programação irão neste primeiro passeio os idosos dos pólos Ilha São João, Parque Aquático, Eucaliptal e Açude. “Estamos prontos para receber a todos e desejo que se divirtam muito”, afirmou a gerente comercial do Hotel Le Canton, Lia Coutinho, que trouxe um vídeo institucional para apresentar aos idosos todas as instalações e atividades de lazer do hotel.

 

         Participando há 5 anos do grupo de Convivência Conviver, do bairro Aero Clube, a aposentada Carmem Lúcia Chaves, 65 anos, acredita que será um passeio inesquecível. “Normalmente, o pessoal do hotel nos recebe muito bem e neste passeio quero me divertir muito”, disse Carmem, destacando que gosta principalmente do baile tradicionalmente oferecido no passeio. Casada há 50 anos, Maria da Conceição do Porto, 73 anos, faz dança e ginástica no polo do Siderópolis. “Vamos eu e meu marido que tem 81 anos e também está inscrito no programa. Tenho certeza que vai ser muito bom”, afirmou a aposentada. “Já estou preparado e quero aproveitar muito”, acrescentou o aposentado, João Marcos de Oliveira, 74 anos, do pólo Santo Agostinho.

 

         O deputado federal Deley de Oliveira desceu do palco para discursar mais perto dos idosos. “Eu fico orgulhoso de ter iniciado este projeto da terceira idade quando fui secretário de Esporte no primeiro mandato do Neto, em 1997. É um programa que eu tenho o maior carinho e vou sempre lutar para que ele nunca acabe. Quem faz atividades, sem dúvidas, vive melhor e mais feliz”, disse Deley, que cita a pesquisa da Prefeitura onde os idosos que participam dos programas aumentaram a autoestima em 98%, 95 % estão mais ágeis, as consultas médicas e remédios reduziram 84 % e a expectativa de vida cresceu em 10 anos.

 

         Ovacionado pelos idosos ao ser anunciado pelo cerimonial, o prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu aos patrocinadores da viagem. “Quero agradecer às empresas que fizeram as doações para a prefeitura e com isso será possível darmos este presente para a terceira idade. Nossa viagem está de volta e agora para o hotel mais bonito que vocês já estiveram”, discursou Neto, que agradeceu também ao deputado Deley, “que sempre ajudou a manter os programas em pleno funcionamento”. Após a fala, os idosos cantaram junto com o prefeito o jingle da cidade, que comumente é executado durante os eventos do município.

        

        As empresas patrocinadoras da viagem são: Alphaville, AEX, Green Life, Foxy Haztec, Ceg Rio, Shop Invest e Associação dos Aposentados e Pensionistas, além da Viação Cidade do Aço. Também estiveram na cerimônia a gerente da GG Turismo, agência coordenadora da viagem, Patrícia Leal; a vice-presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), Clara Cibele; a secretária municipal de Cultura, Rosane Gonçalves; a gerente comercial do Hotel Le Canton, Estela Francisco; e os vereadores Nilton Alves de Faria, o Neném, Sidney Dinho, e América Tereza, entre outros convidados.

       

        ATRAÇÕES - Antes do anúncio da viagem, uma equipe da secretaria de Saúde ofertou aos idosos a vacina contra a gripe transmitida pelo vírus H1N1 (Influenza A) e em seguida houve um aulão de zumba com professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).  Após o anúncio da viagem, quando foi distribuído um folder completo com toda a programação da viagem e discurso das autoridades, os idosos se divertiram com um show do sambista Dominguinhos do Estácio, lotando a quadra da Ilha São João.

        ROTEIRO – Os ônibus saem às 7 horas da Ilha São João e as viagens acontecerão sempre às segundas e quartas-feiras. No primeiro dia de viagem os idosos são recebidos com um almoço especial, têm atividades à tarde no hotel e à noite participam de um jantar, seguido de um baile com música ao vivo. Já no segundo dia, após o café da manhã, realizam atividades no hotel, almoçam e retornam no início da tarde para Volta Redonda.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444