Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades pela Semana de Luta Antimanicomial

 

         A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através da Área Técnica de Saúde Mental, comemora a Semana da Luta Antimanicomial, que acontece entre os dias 16 a 20 deste mês, com diversas ações direcionadas aos usuários e familiares da Saúde Mental.  Com o tema “Vida Saudável”, a semana de evento tem como objetivo promover a inserção social dos usuários em espaços comuns, de socialização, incentivando a saúde e a cidadania.

 

         As atividades desta semana reunem as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para o Dia de Luta Antimanicomial, comemorado nesta quarta-feira (dia 18), a SMS programou um evento diferenciado com apresentação do filme “Bicho de Sete Cabeças”. A exibição do filme acontece em parceria da SMS com a UFF (Universidade Federal Fluminense) e Instituto Dagaz, às 18 horas, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília.

         Para encerrar a Semana de Luta Antimanicomial, haverá ainda recreação para usuários e familiares da Saúde Mental, no Parque Aquático Municipal, durante o período da manhã. À tarde, a semana de eventos se encerra com um Sarau Literário, às 15h, na Praça Brasil.

 

HISTÓRICO - O Movimento da Luta Antimanicomial definiu o dia 18 de maio como data em que se realizam ações em prol dos direitos dos usuários e familiares da Saúde Mental, orientando a população acerca do direito de acesso a uma atenção digna dos serviços de saúde mental. 

 

Em 1987, este movimento, que ganhou força após o fim do regime militar, passou a contar com Trabalhadores de Saúde Mental, que na cidade de Bauru (SP), reuniram cerca de 350 trabalhadores deste setor para debater sobre o cenário das péssimas condições do sistema de saúde mental vigente no país. Estas ações e debates ganharam força e se multiplicaram, resultando em um movimento social de construção de uma nova forma de cuidado em saúde mental. Outro avanço foi a Reforma Psiquiátrica, estabelecida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), que se tornou importante elemento no direcionamento de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental.

 

         Esta lei transfere o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar com características asilares, para uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estruturados em unidades de serviços comunitários e abertos. A RAPS preconiza em suas diretrizes o respeito aos direitos humanos, garantido a autonomia e liberdade das pessoas, combate a estigmas e preconceitos, garantia do acesso e da qualidade dos serviços ofertando cuidado integral incentivo de atividade no território.     

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444