Jovens vão para as ruas contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

  

        Cerca de 40 jovens dos programas sociais do Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) - Jovem Aprendiz, do programa Garoto Cidadão da Fundação CSN, com apoio também do Conselho Tutelar do município, participaram nesta quarta-feira (dia 18) de uma campanha para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A panfletagem foi realizada pela manhã e à tarde na Vila Santa Cecília.

        Sabine Barbosa Marangon, coordenadora do Projeto Garoto Cidadão da FCSN, ressaltou a importância da conscientização para proteger as crianças e adolescentes.

        “O trabalho de conscientização contra esses crimes é uma proteção a essas crianças, e é um trabalho de educação porque as pessoas sabem ainda muito pouco sobre essa violência, que fica muito no escuro, por temor de denunciar”, enfatizou. Sabine destacou que, apesar das dificuldades do trabalho de conscientização, “vale o esforço, o empenho de multiplicar o assunto para que a sociedade também se envolva no tema”.

        As pessoas que passaram no momento se interessavam pela campanha e o tema. “O movimento vai contribuir certamente para que o problema seja visto e enfrentado. É preciso evitar o descaso da sociedade com esses abusos. Eu vejo isto muito na TV, mas tenho uma amiga que denunciou ter sofrido dentro de casa, do pai, este abuso sexual durante anos”, comentou Elaine de Almeida. A ajudante de cozinha Cristianne de Souza, afirmou que é muito importante o trabalho de conscientização junto ao grande público.

        “As pessoas precisam saber como funciona esse tipo de coisa, e a importância de denunciar os casos de abuso, para isto aconteça cada vez menos”, apontou.

        INFORMAÇÕES – No folheto, a população é orientada a denunciar os abusos por meio dos telefones Disque 100 (Governo Federal) e 3339-9143, citando também os contatos do CREAS(Centro de Referência Especializado da Assistência Social), o conselho Tutelar de Volta Redonda (08000 250 485) e o Conselho de Direito da Criança e Adolescente (3339-2161).

        “É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar”, salienta o material.

        O material identifica ainda os tipos de abusos praticados contra as crianças e adolescentes, listando estupro, assédio sexual, pedofilia, pornografia infantil, exibicionismo e voyeurismo, além de informar como identificar a mudança de comportamento das vítimas, quando elas estão sofrendo abusos.

        CRIME - No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

        A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444