Comissão da ALERJ e governo estadual conhecem o trabalho com autistas de Volta Redonda

 

 

 

 

        A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, e a diretora do Sítio Escola Municipal Espaço Integração do Autista (Semeia), Sandra Maria de Souza, recepcionaram no início da tarde desta quinta-feira, dia 19, um grupo de trabalho do governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).  A intenção do grupo é apresentar subsídios para um projeto de Lei para aprovar a Política Pública Estadual para Pessoas Autistas nos 92 municípios do Estado do Rio.  O grupo estava formado pelo superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Estadual de Assistência Social, Marco Castilho, da presidente da Comissão Estadual para Pessoas com Deficiência, Lúcia Zacheu e da representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Andrea Bussade Oliveira.

        “O nosso objetivo e conhecer e levar subsídios aos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa para um único Projeto de Lei de Políticas Públicas Estadual para os autistas, o que ainda não existe como política de estado. Volta Redonda está servindo de modelo para a implantação”, explicou Castilho.

        Durante a visita ao Sítio Escola, eles conheceram os alunos que chegaram em dois ônibus ao Semeia – transporte do município que busca e leva os estudantes no trajeto escola-residência – e as instalações como academia de ginástica, as salas de aulas, a quadra de esportes, o pomar, área de lazer, cozinha, salas de artes, e outras dependências. A unidade atende a 78 alunos, maiores de 16 anos, nos dois turnos, manhã e a tarde. O município tem ainda mais 79 alunos autistas matriculados na Escola Municipal Dayse Mansur com idade a partir dos 4 anos e outros 102 alunos que estudam na rede municipal de Ensino.

        “É muito importante vocês conhecerem a parte física do projeto e também a parte pedagógica desse trabalho. Nós trabalhamos com o método de ensino Teacch, que consideramos o melhor para desenvolver com pessoas autistas”, disse a diretora do Sítio Escola, Sandra de Souza. Ela ainda destacou os bons resultados que vem sendo alcançado com os estudantes: “A equipe abraçou o trabalho e temos também um prefeito, (prefeito Antonio Francisco Neto) que abraçou a causa, e que ganhou o prêmio de prefeito amigo dos autistas porque dá um apoio primordial. A gente passeia com eles nos bairros, fazemos compra nos mercados, buscando esse contato mais próximo com a sociedade no dia a dia”, enfatizou a diretora, frisando que os alunos desenvolvem trabalhos pedagógicos divididos em salas de 6 a 8 alunos, sempre com dois professores orientando-os, conforme um programa e plano educativo individual para cada um, que serve como base comum de educação especial, conforme a característica pessoal de cada estudante.

        Os membros do grupo de trabalho falaram da experiência que tiveram ao entrar em contato com a realidade dos autistas em Volta Redonda: “Maravilhoso, muito bem organizada a escola. Estou gostando muito do que estou vendo aqui, o carinho, a dedicação da equipe. E certamente vai nos ajudar muito na elaboração de um plano estadual para as pessoas com autismo”, frisou Lúcia Zacheu, acrescentando que a intenção é também criar um Centro de Atendimento aos Autistas no Estado, que possa pensar a educação, o esporte, o lazer, subsídios que serão levados à comissão pelo grupo de trabalho que visitou o município.

        Já a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Andréa Bussade, disse que também é mãe de um filho autista de 16 anos, Gabriel, e que há seis anos ela ou o marido trazem o filho a Volta Redonda para atendimento em clínica médica especializada. “A gente está vendo que é possível fazer uma política pública para o autista, é só querer. E Volta Redonda será modelo para o Rio de Janeiro que não tem este ensino público”, comparou Andréa.

        O superintendente Marco Castilho concluiu que já tinha conhecimento de que o município faz um trabalho que é referência para todos na questão do autismo e agradeceu a recepção que o grupo de trabalho teve na cidade. “Estamos levando muitas informações interessantes para apresentar na comissão que vai elaborar um único projeto de Lei para todo o Estado com os subsídios colhidos em Volta Redonda”, afirmou. O Sítio Escola Municipal Espaço Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho, no bairro São Luiz foi inaugurado em 2004 pelo prefeito Neto.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444