Parceria entre PMVR e Degase oferece atividades para menores em conflito com a lei

 

 

 

 

        A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Fundação Beatriz Gama (FBG), está disponibilizando atividades esportivas e diversos cursos aos jovens em conflito com a lei que estão abrigados na  unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Volta Redonda, o Centro de Socioeducação (Cense) Irmã Assunción de La Gándara Ustará, no Roma I. As aulas têm duração de quatro meses e cada turma é composta por 10 jovens. Todo o material utilizado, bem como os instrutores, são disponibilizados pela administração municipal.

        De acordo com o presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira, desde março, os jovens já podem contar com aulas tênis e futsal, além participarem de cursos de silkscreen, Elétrica, Informática, barbearia, pintura e texturização em parede, e violão.

        “Acreditamos nessa parceria e no trabalho que vem sendo desenvolvido nesse espaço. Essa é, praticamente, a última oportunidade de ressocialização que esses jovens têm. Nosso objetivo é de ocupar o tempo que esses adolescentes terão que passar no Cense, dando a eles uma oportunidade de sair da instituição com um acréscimo de conhecimento, para que possam ter um comportamento diferente do que eles tinham. Além disso, nos preocupamos em reinserir esses adolescentes na sociedade, oferecendo oportunidades através de cursos, atividades esportivas, dando a eles uma opção que muitos não tiveram até hoje. Se depender da administração municipal não vamos medir esforços para disponibilizar uma oportunidade de capacitar esses jovens”, disse Vitor Hugo.

        Para o diretor do Centro de Socioeducação, Max Luiz Borges Barbosa, somente através de parcerias como essa, firmada entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e o Degase, que acontece há dois anos, será possível realizar um trabalho voltado para a integração desses jovens em conflito com a lei.

        “Somente através da socioeducação é possível mudar o olhar e a vida desses adolescentes. Assim podemos dar a eles tudo aquilo que ainda não tiveram acesso. Queremos dar a eles uma perspectiva de ter um oficio e de reconstruir as suas vidas”, disse.

        A pedagoga da unidade, Juliana Baratieri Valente, afirmou que é visível a mudança do comportamento de um adolescente que participa desses cursos. “Dá para ver o discurso do adolescente mudando. Entram sem perspectiva alguma e quando começam a participar das atividades propostas e dos cursos, esse discurso é totalmente diferente. É importante também destacar que a família fica muito feliz com a possibilidade da profissionalização desses jovens”, apontou a pedagoga.

        Quem concorda com ela é o professor do curso de Elétrica Predial, Daniel Carvalho. “Eles ficam muito motivados quando digo que nunca tive um emprego de carteira assinada e que sempre trabalhei como autônomo e que nunca faltou nada para a minha família. O grande medo deles é de não conseguirem um trabalho por causa da passagem por essa unidade”, disse o professor.

        CENSE - Inaugurado em dezembro de 2013 pelo Governo do Estado, a nova unidade do Degase - o Centro de Socioeducação Irmã Assunción de La Gándara Ustará - em Volta Redonda, abriga atualmente 167 jovens em conflito com a lei, atendendo 25 municípios do Sul Fluminense e Médio Paraíba.

        O espaço conta com área de 12 mil metros quadrados e é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos, podendo ficar até completar 21 anos. A estrutura – toda adaptada para portadores de necessidades especiais – conta com escola, sala de leitura, de estar, dormitórios, quadra poliesportiva coberta, oficinas, enfermaria, consultório dentário, refeitório e templo ecumênico.

        Os jovens contam com equipe de agentes socioeducativos, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, médico, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem. O centro educativo de Volta Redonda é o segundo instalado no interior, dando continuidade ao processo de descentralização dos centros de cumprimento de medidas socioeducativas. Com a iniciativa, os jovens permanecem mais próximos de suas famílias.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444