Oficinas do CIP formam mais de 1,4 mil profissionais

 

 

 

 

        Com o recinto lotado, 1.440 mil alunos das Oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva realizadas em Volta Redonda pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o Centro de Inclusão Produtiva (CIP), receberam o certificado dos cursos em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (dia 8), no Clube Comercial, no bairro Colina.

        Os formandos, familiares e convidados foram recebidos com um coquetel, assistiram a alguns filmes mostrando os programas da Smac, e logo a seguir receberam os certificados de conclusão de cursos como Artes em MDF, Artes com EVA, Artes com Feltro, Artesanato com Materiais Recicláveis, Cabeleireiro, Corte e Costura, Culinária, Customização, Bordado, Pedraria, Manicure e Design de Unhas, e Silkscreen.

        “Foi uma cerimônia muito bacana, com o salão lotado. Ficamos muito contentes quando conseguimos formar mais de 1,4 mil alunos nas oficinas de geração de renda, onde eles adquirem conhecimento e podem partir para uma iniciativa própria para gerar seu próprio ganho”, ressaltou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, destacando ainda o número de CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade. “Volta Redonda tem 33 CRAS e três CAMs (Centro de Atividades Múltiplas) – o maior número de CRAS por habitante do Brasil, entre as cidades de grande porte - mas destacamos que não adianta ter os CRAS e não ter projetos e ações. E dentro destes projetos, a geração de renda é um dos mais importantes”.

        Munir também frisou que a Smac continua apoiando os alunos após a conclusão dos cursos, com iniciativas como o MEI (Micro Empreendedor Individual). “Por meio do Banco da Cidadania, nós os ajudamos a se tornar MEIs. Com os cursos eles ganham conhecimento e podem partir para abrir um negócio próprio, como vários já fizeram”, frisou o secretário.

        OFICINAS - As oficinas realizadas pelo CIP (Centro de Inclusão Produtiva) são de Artes em MDF, Artes com EVA, Artes com Feltro, Artesanato com Materiais Recicláveis, Cabeleireiro, Corte e Costura, Culinária, Customização, Bordado, Pedraria, Manicure e Design de Unhas, e Silkscreen.

        As Oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva são realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Educação e Produção Alimentar (CEPA) – São Sebastião e Padre Josimo – e no Centro de Inclusão Produtiva (CIP) e tem por objetivo fortalecer a autonomia econômica dos usuários através da sua inserção no mercado de trabalho formal ou informal. O publico alvo é a partir de 16 anos, priorizando as famílias em situação de vulnerabilidade social advindas da rede de proteção básica e proteção social especial.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444