Volta Redonda pede prorrogação de convênio com CEF visando garantir de verba das obras de Mobilidade Urbana

 

        A Prefeitura Municipal de Volta Redonda entrou com um pedido de renovação de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), apresentando novo cronograma político-financeiro, pedindo prorrogação de carência para não perder o prazo para utilização do financiamento de cerca de R$ 60 milhões aprovados pelo PAC da Mobilidade para Cidades de Médio Porte, do Ministério das Cidades.

        De acordo com o vice-prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva, o município já tem o financiamento aprovado. “Um projeto básico de engenharia foi apresentado pelo município para a aprovação do financiamento. Em 2013 o projeto básico foi habilitado pelo Ministério das Cidades e em 2014, aprovado pela Caixa Econômica Federal. Mas o dinheiro só é liberado para o município com o início das obras e o Ministério Público Federal (MPF) interrompeu a licitação no início do ano passado”, lamentou.

        OBRAS – As intervenções previstas no Plano Diretor Participativo – discutido com a sociedade e aprovado pela Câmara Municipal em 2008, sendo transformado na Lei Municipal nº 4.441 - incluem três viadutos, uma ponte, 18 quilômetros de ciclovias, além de 15 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. As outras obras foram definidas com a descoberta do Arco da Centralidade, que engloba os principais centros comerciais do município – Vila Santa Cecília, Amaral Peixoto, Aterrado e Retiro.

        “Com a ‘descoberta’ do Arco da Centralidade, ficou claro então que estes centros deveriam estar interligados, principalmente com transporte coletivo. Além disso, foi definido que a área do Aero Clube seria ideal para a implantação de um novo centro comercial com espaço residencial, também fazendo parte do arco”, esclareceu Paiva, completando que a partir daí foram definidas as primeiras obras de mobilidade urbana para o município.

        Será implantada mais uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que também vai sobrepor vias e a área do Aero Clube para ligar o Aterrado (nas proximidades do Fórum) à Radial Leste. Com o término da Avenida do Canal, um viaduto ligará o bairro Aterrado à Avenida Sávio Gama, ao bairro Voldac, além de facilitar o acesso a bairros como o Santa Cruz, por exemplo, evitando cruzamento nas proximidades do 28º Batalhão. Também estão previstos: um braço do Viaduto Heitor Leite Franco para a Avenida do Canal e outro viaduto que ligará o Jardim Amália ao Aterrado, evitando passar pela Avenida Amaral Peixoto. Ainda serão privilegiados o pedestre, com a construção de calçadas com acessibilidade; os veículos não motorizados; e o transporte coletivo.

        Paiva afirmou que lamenta profundamente que todas estas obras, inspiradas no plano diretor, “tão necessárias para o cotidiano de nossa população, cujos projetos foram apreciados e aprovados pelo Ministério das Cidades”, poderão não acontecer, impedindo o crescimento do município. “Haja vista que o mérito do processo judicial não tem nem data prevista para julgamento”, disse o vice-prefeito.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444