Reunião em Volta Redonda discute custeio do Hospital Regional

         O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu nesta sexta-feira (dia 17) pela manhã, no Gabinete, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior, os prefeitos e representantes dos 12 municípios que integram o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) - entre eles o atual presidente, o prefeito de Resende, José Rechuan - o deputado federal Deley de Oliveira, e o deputado estadual Edson Albertassi, para discutir a forma de funcionamento e o custeio do Hospital Regional do Médio Paraíba Dr.ª Zilda Arns. A unidade está sendo construída no bairro Roma, em Volta Redonda, com 94% das obras prontas, e previsão de término para daqui a dois meses.  

 

         O presidente do Cismepa, José Rechuan, disse que a expectativa é viabilizar financeiramente o hospital. “Precisamos usar da criatividade e buscar recursos de onde puder vim, de todos que puderem ajudar a saúde da região”, afirmou.

 

         No encontro, entre outros pontos, foi marcada uma reunião com o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado Jorge Picciani, para buscar formas de custeio para o hospital. A Alerj doou uma verba de R$ 4,4 milhões, que deve ser liberada nos próximos dias.        “A nossa missão agora é terminar o hospital daqui a dois meses e entregar as chaves para o governo do Estado”, afirmou o presidente da Comissão de Fiscalização das Obras, o engenheiro Sebastião Faria.

 

         Outra questão que foi decidida entre os participantes da reunião foi que o hospital deve começar a funcionar de forma gradativa, priorizando as necessidades da região, como o Centro de Imagens - com Raios X, tomografia e ultrassonografia - e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com 40 leitos, sendo 30 para adultos e 10 leitos pediátricos.

 

         Neto destacou que o hospital não teve recursos do Governo Federal na construção, reafirmando que a ajuda fundamental veio do ex-governador Sérgio Cabral, do governador licenciado Luiz Fernando Pezão e do então secretário de Obras, Hudson Braga. O prefeito de Volta Redonda ainda afirmou ao secretário de Saúde que os municípios não têm condições de arcar com os custos do Hospital Regional sem a ajuda financeira federal.

 

         Outras fontes de recursos sugeridas foram de fundos empresariais do BNDES para projetos, parcela do pagamento de pedágios (na forma de seguro), e outros.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444