Prefeito Neto entrega obras de reforma e ampliação do CAIS Aterrado

 

        Moradores de Volta Redonda passaram a contar com mais uma Unidade de Saúde para dar reforço aos atendimentos de urgência e emergência. O prefeito Antônio Francisco Neto entregou à comunidade a nova estrutura física do Centro de Assistência Intermediária Dr. Nelson dos Santos Gonçalves - Cais Aterrado - na noite desta sexta-feira (dia 17). O espaço atende ainda emergências clinicas e de Saúde Mental. A obra representa um investimento de R$ 924 mil.

        “Apesar de toda a dificuldade financeira não deixamos de investir em setores primordiais como a saúde, por exemplo, e isso somente se tornou possível devido a recursos de parceiros como o deputado federal Deley e os deputados estaduais Nelson Gonçalves e Edson Albertassi, que nos ajudaram na busca de recursos a serem aplicados em obras e investimentos para a nossa cidade”, ressaltou Neto, lembrando que a média de investimentos anuais entre 2010 e 2014 no município foi de R$ 110 milhões, cujos valores foram aplicados em diversas obras como construção de unidades de saúde, melhorias em escolas, entre outros.

        O investimento no CAIS Aterrado modernizou a unidade, permitindo um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado, além de definir prioridades de acordo com o grau de complexidade apresentado pelos usuários dos serviços de emergência. A unidade conta ainda com tecnologias para configuração e fortalecimento de redes de saúde do Município.

        A nova estrutura do Cais Aterrado proporcionará uma forma de organização dos serviços atendendo os preceitos do SUS e aos novos modelos de atenção e gestão e as relações de acesso aos serviços de saúde. Com isso, o CAIS Aterrado contemplará, além de todas as áreas administrativas, a central de esterilização e a classificação de risco com salas para atendimentos de acordo com o grau de prioridade dos pacientes.

        A Sala Vermelha, por exemplo, será destinada aos primeiros atendimentos à  pacientes em risco de morte com condições físicas para atendimentos de até três pacientes, com as devidas tecnologias aplicadas aos casos graves. Há ainda a Sala Amarela, contendo sete leitos para dar suporte aos pacientes que estarão aguardando transferências para internação hospitalar. Este espaço terá toda condição de atendimento às necessidades assistenciais dos pacientes, desde exames internos e externos à assistência médica e de enfermagem 24hs, além de um médico diarista que será responsável pelo acompanhamento diário dos pacientes, prescrições e informações aos familiares.

        Já a Sala Verde terá oito cadeiras para repouso e recuperação pós procedimentos médicos ou de enfermagem até a alta médica, e a Sala Amarela - para a Saúde Mental - contará com três leitos, onde os usuários terão seus primeiros atendimentos. A unidade conta ainda com um consultório de Odontologia para tratamentos de urgências odontológicas.

        O superintendente da CEF (Caixa Econômica Federal), Valter Siqueira, elogiou as inovações na unidade e o empenho do prefeito em concretizar os serviços. “A entrega da obra é sempre o melhor momento, pois é quando a população recebe de fato o benefício”, ressaltou Siqueira. Já o deputado federal Deley de Oliveira, elogiou a administração do prefeito Neto e lembrou que nomes como o do atual prefeito e do ex-prefeito Nelson Gonçalves, devem ser lembrados na política, pois marcam trajetórias de trabalho público com honestidade.

        A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, filha do ex-prefeito Nelson Gonçalves, falou em nome da família e lembrou da importância dessa obra, erguida pelo pai há 40 anos. “Por ser médico e visionário, meu pai percebeu naquela época a importância desse espaço para a saúde pública da cidade”, lembrou Tetê. A inauguração contou ainda com a presença do vereador José Augusto de Miranda, representando a Câmara Municipal, familiares do homenageado, entre eles, o deputado estadual Nelson Gonçalves, a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, o primeiro psiquiatra da unidade, o médico Luiz Carlos Guimarães, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, entre outros.

        INOVAÇÔES - A Avaliação com Classificação de Risco, que será utilizada na unidade, prioriza o atendimento de acordo com a complexidade e risco do caso, e não pela ordem de chegada dos pacientes na unidade. A classificação é feita por uma enfermeira, dentro do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

        A estrutura do Cais Aterrado contará com três médicos clínicos e com uma equipe de odontologia para atendimento em porta de entrada e com uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia; psicólogo, farmacêutico e assistente Social para os devidos encaminhamentos.

        Após o atendimento médico, os pacientes poderão ser encaminhados para salas de medicação; nebulização; sutura; curativos e Sala Verde, onde ficarão em observação até que possam receber alta. A unidade também teve sua ambiência humanizada nas áreas de convivência e internação para pacientes da Saúde Mental e dependência química, em tratamentos de agravos ou desintoxicação, com criação de enfermarias masculina, feminina, para adolescentes e para pacientes em tratamento de desintoxicação.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444