Utilização do aplicativo Cittamobi praticamente dobra em um ano

 

        Desde que foi lançado em Volta Redonda, em 2014, o aplicativo de transporte coletivo Citta Mobi – que transmite em tempo real o horário dos ônibus das linhas municipais – se tornou um sucesso entre a população. De acordo com a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), são mais de 24 mil usuários cadastrados, com cerca de 13,6 mil usuários utilizando diariamente o aplicativo, que permite acompanhar em smartphones ou tablets a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, facilitando a utilização do transporte coletivo pela população.

        Em relação ao número de acessos, em 2016 - até o dia 10 de junho - o Citta Mobi teve em Volta Redonda cerca de 2,7 milhões de acessos, quase o dobro de todo o ano de 2015, quando o aplicativo foi utilizado aproximadamente 1,5 milhão de vezes. Volta Redonda é a nona do país e a primeira no estado do Rio a implantar o sistema para o transporte público.

        Além de atender os usuários informando o horário e o percurso dos ônibus - ajudando ainda que cada cidadão seja um fiscal do cumprimento dos horários - o Citta Mobi atende também aos portadores de deficiência visual, com um aplicativo de voz que orienta sobre a proximidade dos ônibus nos pontos.

        Vantagens – O diretor presidente da Suser, engenheiro Paulo Barenco, disse que a cidade é uma das poucas que implantou o sistema e banca todos os investimentos feitos no atendimento aos usuários, citando a licitação pública, a regulamentação e metodologia dessa prestação de serviços e a sua fiscalização na execução.

        “Seguindo a Lei da Transparência, da Política Nacional de Transparência, Volta Redonda não teve receio de colocar esse aplicativo em funcionamento. O aplicativo, na verdade, nos ajuda a fiscalizar o funcionamento e a eficiência do sistema de transporte público, transformando o usuário em nosso aliado. Todas as reclamações são apuradas, e se forem procedentes, as empresas são notificadas, multadas ou sujeitas até a suspensão dos serviços”, frisou. Segundo o presidente da Suser, a disseminação do aplicativo já era esperada.

        “Prevíamos a popularização dos smartphones, que com a rede wifi gratuita da PMVR – o projeto Aldeia Digital - tornam esse aplicativo um grande sucesso, com um número maior de acessos a cada dia. E cada vez que os usuários utilizam o aplicativo, passam a confiar mais, e se torna algo natural”, avaliou. Os números confirmam a hipótese de Barenco: o pico de utilização foi em maio de 2016, com 497.572 de acessos, número que já deve ser superado em junho, que até o dia 10 contabilizou 330.423 acessos.

        Barenco destacou que pode haver diversos fatores para possíveis atrasos, como uma falha mecânica, falha humana, ou um acidente na via. “A empresa é chamada para explicar o que houve. A nossa meta é que seja atendido 95% no cumprimento das partidas porque um nível abaixo dessa meta mostra deficiência no atendimento, falta de qualidade na prestação do serviço. No total, 77 linhas municipais são monitoradas em tempo real por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e pelo Centro Integrado de Trânsito da Suser, com acompanhamento pelo GPS”, explicou.

        O gerente do Transporte, Ronaldo Bento, acrescentou que a reclamação feita pelo usuário do atraso ou não cumprimento de horários previstos pode ser fiscalizada, independente do tempo em que foi feita, com o replay das imagens que ficam guardadas de 6 meses a 1 ano pelo sistema. As empresas operadoras também detêm as imagens. “O aplicativo é hoje uma ferramenta indispensável para os usuários do transporte coletivo”, ressaltou Bento.

        Aprovado – O aplicativo dos ônibus tem uma boa aceitação nas ruas da cidade. Várias pessoas ouvidas nos pontos de ônibus das avenidas Amaral Peixoto e Getúlio Vargas aprovam o uso da tecnologia. Celso de Oliveira, comerciante, morador no Santo Agostinho que trabalha na Amaral Peixoto.

        “Eu sou usuário do aplicativo desde o início. É muito bom, principalmente nos horários de pico da manhã e à noite funciona com muita precisão. A linha 230 do Santo Agostinho-Conforto estava falhando na hora do almoço, mas já estão acertando o horário”, comparou. No momento que falava, Celso mexia o celular justamente para confirmar no aplicativo o horário da linha 230, em um ponto da Avenida Getúlio Vargas. O coletivo estava dentro do horário programado. A comerciante Sirlei Vieira da Silva Santos afirmou que o aplicativo ajuda a amenizar a espera nos pontos de ônibus e evita que se perca o horário do transporte. “Quando você sabe os horários você reduz a chance de perder o ônibus. A ideia de quem projetou isto foi excelente para quem precisa do transporte diariamente, para estudar ou trabalhar”, ressaltou.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444