Quiosque da Juventude é inaugurado na Vila Santa Cecília

 

        A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de Volta Redonda inaugurou nesta terça-feira (dia 21), o Quiosque da Juventude Professor Hamilton Tavares de Medeiros, na Área de Lazer Glauco do Couto Oliveira (rua de pedestres ao lado do Clube dos Funcionários), na Vila Santa Cecília. O Quiosque da Juventude, que irá funcionar das 8h às 17h, é um posto de atendimento para a os jovens, principalmente aqueles que estão em busca do primeiro emprego, conforme explicou o coordenador da Juventude, Raimundo Xavier.

        “Aqui faremos a formatação de currículos, entrega do kit primeiro emprego – material didático de orientação sobre a postura e apresentação para participar de seleções de emprego, sites de oferta de empregos, estágios e o projeto Jovem Aprendiz, listagem atualizada de vagas de estágios e empregos”, disse o coordenador, frisando que a Coordenadoria da Juventude já faz atendimento para confecção de currículos desde o final do ano passado.

        “Já fizemos cerca de mil atendimentos desde dezembro do ano passado”, afirmou ele, que aproveitou para destacar o trabalho da Tenda Itinerante, que também confecciona currículos e procura orientar os jovens para mercado de trabalho. “A tenda, que é levada a vários pontos da cidade, atende entre 60 e 70 pessoas semanalmente”, pontuou o coordenador. Xavier anunciou que em parceria com o Governo do Estado, será lançado o projeto CRJ (Centro de Referência da Juventude), com serviços e orientações para a juventude, no início do segundo semestre do ano.

        O irmão do homenageado, Ailton Medeiros, agradeceu à homenagem feita pela prefeitura a sua família. “Hamilton tinha um compromisso com a Educação e eu desejo que este projeto cumpra a sua missão e ajude aos jovens”, frisou ele, que estava ao lado dos irmãos Almir, Leninha e Altamir. A viúva de Hamilton, Suzy Medeiros e a filha, Izabela receberam das mãos do vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto, uma cópia do decreto que dera nome ao espaço da juventude.   Hamilton foi professor por 12 anos e diretor do Colégio Estadual Rio de Janeiro e teve uma incansável e dedicada trajetória de vida profissional.

        Paiva disse que conhecia Hamilton e o considerava uma pessoa muito profissional. Quanto ao Quiosque, o vice-prefeito disse que o serviço da Coordenadoria está sendo levado a toda a cidade. “A equipe deles é pequena, mas todos estão de parabéns, pois trabalham com dedicação para levar este serviço para atender a milhares de jovens”, disse Paiva, citando o trabalho realizado pelo Conselho Municipal da Juventude.

        CURRÍCULO - O primeiro entrave para conseguir emprego é um currículo inadequado, com erros de Português, diagramação fora do padrão, e com poucas qualificações, muitas vezes por desconhecimento do próprio candidato, de acordo com Beatriz Amarante, a Bibi, diretora da Coordenadoria da Juventude.

        “Entre outros pontos, a vestimenta, postura e atitudes inadequadas – como fumar, atender celular e mascar chicletes durante a entrevista – são pontos negativos em uma seleção”, afirmou, acrescentando que “Tudo pode ser melhorado com as orientações do kit primeiro emprego”, salientou.

        O Quiosque da Juventude Professor Hamilton Tavares de Medeiros funciona em conjunto com o perfil da Coordenadoria da Juventude no Facebook - “Nova Coordenadoria VR” - onde são postadas informações atualizadas sobre oferta de estágios e empregos, inclusive Jovem Aprendiz.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444