HSJB registra mais de 4 mil internações em cinco meses

 

        Referência de saúde nos municípios da Região Sul Fluminense pela capacidade de atendimento e alta especialização, inclusive na área de traumatologia e ortopedia, o Hospital São João Batista (HSJB) realizou, no período de janeiro a maio deste ano, 4.055 internações e 2.068 cirurgias, entre eletivas e de emergência, além de partos normais e cesarianas. Para suprir essa grande demanda de pacientes, mantendo seu perfil de atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, a unidade conta com um parque tecnológico modernizado, distribuído por áreas como o Núcleo de Hemoterapia, o Centro de Imagens e Serviço de Diagnóstico por Endoscopia, o Banco de Tecido Ocular (Banco de Olhos), além da UTI Neonatal, do Centro Cirúrgico e da Central de Material Esterilizado.

        “O Núcleo de Hemoterapia do hospital tem um parque tecnológico modelo no Estado do Rio. Hoje, o município de Volta Redonda é autossuficiente na produção de hemocomponentes”, explicou Rosa Lages, atual diretora geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar).

        Popularmente conhecido como banco de sangue, o núcleo possui agitador linear de plaquetas com câmara de conservação; aglutinoscópio; balanças antropométrica e de precisão digital; câmaras de conservação de sangue (2º a 6°) e plasma (-86° e -34°); centrífugas sorológica, hematológica e refrigerada para processamento de sangue; extrator manual de plasma; geladeira para conservação de reagentes (2° a 8°); hemoglobinômetro; homogeneizador de sangue; capela de fluxo laminar; descongelador de plasma, entre outros equipamentos.

        Também modernizados, os serviços de Imagens e de diagnóstico por endoscopia, no período de 2012 a 2014, foram equipados com aparelhos dom tecnologia de ponta, segundo afirmou Rosa.

        “O Centro de Imagens conta com sistema que permite a visualização do exame imediatamente após a sua execução. Também é onde realizamos exames de endoscopia do aparelho digestivo, como colonoscopia, retossigmoidoscopia, endoscopias do aparelho respiratório como a broncoscopia, além da endoscopia do aparelho urinário, ureteroscopia e broncoscopia”, explicou a diretora, ressaltando que o Centro de Imagens e Serviço de Diagnóstico por Endoscopia atende pacientes internados, egressos do ambulatório e da Unidade de Urgência/Emergência do Hospital e usuários referenciados pela Rede de Saúde do Município.

        BANCO DE OLHOS – O Banco de Tecido Ocular Pedro Semo Thiésen, no HSJB foi implantado a partir de maio de 2010 com equipamentos de ponta para manter a qualidade dos globos oculares captados e das córneas preservadas para transplante. Foram investidos recursos da PMVR no parque tecnológico na ordem de R$ 231.300, para a aquisição dos equipamentos.

        “O Banco Olhos em Volta Redonda é o grande responsável pela diminuição da fila de espera para transplante de córneas dos pacientes no estado do Rio. Representa uma parceria exitosa entre o município e o Estado e é um grande avanço na prestação de serviços pelo SUS e um resgate dos direitos dos usuários na área de transplantes”, contou. O Banco de Tecido Ocular está equipado com o que há de mais moderno para a avaliação e processamento do tecido ocular, contando com equipamentos como microscópio especular, lâmpada de fenda e câmara de fluxo laminar.

        Outra área que integra o Hospital São João Batista é o Centro Cirúrgico que, segundo a diretora da unidade, “é de alta tecnologia e permite a realização de cirurgias com técnicas de microscopia”. A área possui mesa cirúrgica elétrica que permite toda a movimentação necessária para cirurgias mais complexas; foco cirúrgico de teto com iluminação por lâmpadas LED; aparelho de anestesia com monitor multi parâmetros; sistema de vídeo para laparoscopia / endoscopia rígida; arco cirúrgico para fluroscopia digital; e cardioversores.

        Completam o parque tecnológico do hospital: a UTI Neonatal, que é equipada com ventilador pulmonar neonatal, incubadoras de transporte e estacionária, além de cardioversores; e a Central de Material Esterilizado, que conta com autoclave rápida (utilizada para esterilização de todo material cirúrgico e de uso direto com o paciente), e lavadora ultrassônica (utilizada para limpeza interna e externa por ultrassom de todos os instrumentos da área cirúrgica).

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444