Estudantes recebem ampliação da Escola Municipal Octacília da Silva Stockler Mendonça, antiga E.M. Ceará

  

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto e a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, entregaram na manhã desta sexta-feira (dia 8), as obras da Escola Municipal Octacília da Silva Stockler Mendonça - antiga E.M. Ceará - que fica situada na Rua da Pedreira, no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda. A unidade foi totalmente reformada e ampliada, aumentando de 114 para 550 o número de vagas da rede municipal de ensino no bairro, atendendo às reivindicações da comunidade. Com a reforma e o acréscimo a escola passará a contar com 22 turmas, aumentando em 436 o número de vagas da unidade. O investimento é de R$ 1.744.824,40, com recursos do próprio município.   

 

        A nova unidade vai contar com 11 salas de aula, elevador, banheiros acessíveis em todos os andares, auditório, salas de música, informática, leitura/biblioteca, de vídeo, além de refeitório, escovódromo, depósitos, cozinha, vestiário para funcionários, área de serviço, pátio coberto e descoberto, rampa de acesso e quadra esportiva.
    

        O prefeito Neto aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da escola e toda a comunidade pela compreensão e comprometimento durante o período das obras.

 

        “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos pelo sacrifício, empenho e dedicação. A Educação é referência no nosso município e isso graças à excelente equipe de profissionais que temos e aos pais que sempre contribuíram com a nossa administração”, disse o prefeito.

 

         A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, destacou que a E.M. Octacília da Silva Stockler Mendonça é referência para a comunidade do Belo Horizonte. “É importante dizer que durante todo esse tempo em que a unidade esteve em obras a nossa equipe se empenhou para manter a qualidade do ensino. E não teríamos êxito se a comunidade não estive do nosso lado. Hoje é realmente um dia de festa”, disse Tetê.
    

        A diretora da unidade, Maximilia Izabel Pereira Brandão, destacou que a conclusão dessa obra é a concretização de um antigo desejo da comunidade. “Essa é uma antiga reivindicação dos moradores, e agora temos uma escola que atenderá com muito mais conforto as cerca de 550 crianças que poderão estudar na unidade”, avaliou.

 

        Para o deputado federal, Deley de Oliveira, a entrega do novo espaço representa o cuidado que o município tem com as crianças e com a Educação. “É preciso lembrar que essa escola era um sonho para essa comunidade. Tenho certeza que ela será muito bem aproveitada pelos moradores do bairro, mas o mais importante a dizer é que em momento algum a qualidade do ensino caiu durante as obras. O prefeito Neto deixa para a cidade de Volta Redonda um legado fantástico e a reconstrução dessa escola faz parte disso”, afirmou Deley.

 

        Para a presidente da associação de moradores do Belo Horizonte, Osilene de Andrade, a construção dessa escola é a realização de um sonho. “Não ganhamos apenas uma escola, ganhamos a melhor escola que poderia ser construída no bairro. É, realmente, a realização de um sonho”.
    

        A auxiliar de Odontologia Patrícia Ferreira Franco, 27 anos, moradora do bairro Belo Horizonte e que tem dois filhos que estudam na E.M. Octacília da Silva Stockler Mendonça, a reforma e ampliação da unidade escolar representa um grande avanço para o bairro. “Muita coisa vai mudar aqui na escola e acredito que tudo contribuirá para que a qualidade do ensino seja melhor ainda. Estudei aqui e era completamente diferente do que está agora. Fico muito feliz em saber que o governo da minha cidade investe tanto na educação”, afirmou Patrícia.

 

HOMENAGEM - Para o professor José Eduardo Rezende, assessor do prefeito Neto e irmão da professora Octacília da Silva Stockler Mendonça, a construção desse espaço demonstra a preocupação da administração municipal com a educação publica.

 

        “Minha irmã foi uma professora que lutou pelo magistério, exercendo diversas funções durante sua vida profissional. A vida dela foi dedicada à Educação e essa é a melhor homenagem que ela poderia ter. Tenho certeza que ela ficaria muito feliz em saber que está sendo lembrada com a construção de uma escola dessa qualidade. Essa homenagem vai coroar uma carreira tão bonita quanto foi a dela e contribuir para o futuro dessas crianças”, frisou.  
    

        A professora Octacília da Silva Stockler Mendonça nasceu no Distrito de Santa Isabel do Rio Preto, em 07 de dezembro de 1938, e veio morar em Volta Redonda em 1954, quando a sua família mudou-se para a cidade. Trabalhou como professora nas escolas Presidente Roosevelt e Santos Dumont. Graduou-se no curso de Pedagogia pela antiga Ferp (Fundação Educacional Rosemar Pimentel) – atual UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) - capacitando-se em Direção de Escolas, e exerceu durante muitos anos a função de diretora da Escola Estadual Espírito Santo, no bairro Santo Agostinho. Foi convidada para a função de dirigente na Coordenadoria de Volta Redonda, e posteriormente, no Núcleo de Ensino que funcionava na Escola Baldomero Barbará, em Barra Mansa, e retornou á função de diretora da Escola Santa Catarina, onde se aposentou aos 70 anos.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444