Delegação paralímpica da China conhece Arena Esportiva de Volta Redonda, na Voldac

        No início da tarde desta terça-feira (dia 12) a delegação chinesa que representa os atletas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, esteve na cidade para conhecer as instalações da Arena Esportiva de Volta Redonda, que está sendo construída no bairro Voldac. O objetivo da delegação – formada quatro pessoas – foi verificar as possibilidades dos atletas paralímpicos da China, na modalidade corrida em cadeira de rodas, fazerem a aclimatação e os treinamentos no equipamento esportivo em Volta Redonda.

        A obra está em fase final, com cerca de 85% dos trabalhos concluídos, e segundo representantes da empresa responsável – Biota Construções – a prioridade é concluir os vestiários, para deixar o local em condições de uso para os atletas chineses. Na visita, que durou cerca de 40 minutos, a delegação conheceu os banheiros e vestiários, e os representantes afirmaram estar satisfeitos com as condições atuais – já estão sendo instalados os revestimentos dos banheiros e vestiários, na fase de acabamento - e as garantias de que o local ficará pronto para a utilização da equipe de 12 cadeirantes, que segundo informaram os integrantes da delegação chinesa, são todos medalhistas olímpicos.

        “Eles gostaram muito do que viram e receberam a garantia do prefeito Antônio Francisco Neto – que os recebeu no Gabinete - que as obras estarão prontas a tempo para receber bem os atletas chineses que vão disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela. Além da delegação chinesa, Volta Redonda deve receber a delegação olímpica da Mongólia, que fará parte do trabalho de aclimatação no Clube dos Funcionários da CSN.

        “Isto é fruto de um trabalho que iniciamos em 2013, quando inscrevemos Volta Redonda junto ao Comitê Organizador Rio 2016, elencando todas as instalações esportivas da cidade – públicas e particulares – além da estrutura de hotéis, restaurantes e comércio em geral, buscando atrair delegações para se aclimatar aqui. A cidade acabou entrando no Caderno Olímpico, como uma das recomendadas para receber as delegações. E agora estamos vendo os frutos deste trabalho”, afirmou Rose, completando que os chineses estão convencidos que o município tem todas as condições estruturais fundamentais para receber a delegação.

        Acompanharam a visita da delegação chinesa, além da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela; o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva; e os diretores do Clube dos Funcionários da CSN, Evandro Ruy da Costa Lima e Marcelo Maracajá.

        ARENA – A Arena Esportiva de Volta Redonda a obra é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, através do Programa Somando Forças, com um investimento de R$ 18 milhões. A arena vai abrigar competições oficiais de corrida (diversas modalidades), salto em altura, salto triplo, arremesso de peso, salto com vara, e lançamentos de dardos, de disco e de martelo.

        A arena inclui prédio administrativo, arquibancada para 2,5 mil pessoas (com cobertura parcial), pista de atletismo com medidas oficias internacionais, homologada pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), pista para aquecimento, e vestiários. Todo o complexo tem total acessibilidade. A exemplo do que ocorre no Estádio Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, o espaço embaixo das arquibancadas será aproveitado para a implantação de serviços de saúde e sociais, como uma academia para terceira idade, entre outros. A Arena Esportiva já teve o seu teste com a realização de uma etapa de atletismo dos Jogos Estudantis e da Olimpede 2016.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444