Prefeitura de Volta Redonda realiza reunião para acertar últimos detalhes da passagem da Tocha Olímpica

         A Prefeitura Municipal de Volta Redonda e o Comitê Rio 2016 realizaram na manhã desta terça-feira (dia 26), no Gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, a última reunião antes da passagem do revezamento da Tocha Olímpica na cidade, nesta quinta-feira (dia 28). De acordo com a programação oficial divulgada na reunião – que teve a participação da Imprensa – a Tocha Olímpica entra em Volta Redonda às 17h18, pela Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira Rio), na altura da Av. Jaraguá, no bairro Retiro.

 

         A Tocha Olímpica seguirá por diversas ruas da cidade (o trajeto completo pode ser conferido no site portalvr.com), com o revezamento de 50 condutores, terminando na Praça Brasil, por volta de 20h, com o acendimento da pira da celebração pelo último condutor do revezamento, seguido de shows e diversas outras apresentações culturais. Volta Redonda é uma das 83 cidades do revezamento onde a Tocha Olímpica irá pernoitar.

 

A programação na Praça Brasil terá início às 16h, com a apresentação de grupos de dança e do Bloco da Vida, que deve desfilar com cerca de 500 integrantes da Terceira Idade.

 

         Na reunião, que teve a participação, além do prefeito Neto e dos representantes do Comitê Rio 2016, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e de alguns condutores da tocha, foi explicado o sistema de interdição de ruas para a passagem do comboio olímpico, composto por cerca de 25 veículos – entre caminhões, ônibus e automóveis. Os locais estarão interditados para estacionamento desde a noite anterior (quarta-feira), com sinalização especial, e serão liberados assim que o comboio olímpico passar.

 

         Os representantes do Comitê Rio 2016 lembraram que a passagem da tocha olímpica “mobiliza e envolve a população, contando a história de pessoas fantásticas, os condutores da tocha olímpica, que trabalham em prol da sua comunidade”. O critério utilizado pelo comitê para escolher os condutores - a partir de sugestões da comunidade recebidas pelos patrocinadores e pela prefeitura – é um trabalho representativo no esporte, arte, cultura, educação, e diversidade de gênero.

 

         “Gostaria muito de agradecer por Volta Redonda fazer parte deste momento tão importante para o nosso país. Volta Redonda é a Cidade do Esporte, e a passagem da tocha olímpica vai marcar ainda mais isso”, disse o prefeito Neto. A secretária municipal de Esporte e Lazer ressaltou que “é uma grande emoção” Volta Redonda estar entre as 83 cidades celebração (onde a tocha irá pernoitar, encerrando o dia de revezamento), e que todos os condutores “tem uma história de vida para contar”.  

 

         “Temos a aluna número 001 do programa da Melhor Idade, Maria Gomide, que está com 85 anos, ainda muito ativa. Temos a professora Magali, com mais de 40 anos de Educação Física. A Rejane Campos, atleta da seleção brasileira de vôlei, ex-secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda. E pela tradição, o fogo representa ainda a ‘trégua olímpica’, suspende o sentimento de desânimo e animosidade”, pontuou Rose Vilela.   

 

         A reunião teve ainda a participação da secretária municipal de Cultura, Rosâne Gonçalves; do comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro Gonçalves; do presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco; do Assessor de Comunicação Social da PMVR, Ricardo Ballarini, representantes da Polícia Militar, entre outros convidados.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444