Encontro de Famílias da Smac reúne 2,6 mil no Zoo

        A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda promoveu nesta terça-feira (dia 26), das 9h às 16h, o projeto Encontro das Famílias no Zoológico Municipal, reunindo cerca de 2,6 mil pessoas, usuárias  dos serviços dos 33 CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e dos 3 CAM (Centro de Atividades Múltiplas) dos bairros, com  atividades para as crianças e adultos. O projeto contou com a presença do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, da diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosane Marques de Carvalho, a Branca, da coordenadora técnica, Thaís Alexandre, entre outros funcionários e monitores da secretaria.

        “O nosso objetivo é fazer a socialização e integração das famílias, num ambiente de lazer, alegria e de harmonia, de intensa convivência entre as pessoas, fortalecendo os vínculos familiar e de amizade”, afirmou Thais. A distribuição de pipoca, picolés e lanches para os participantes, a diversão das crianças nos brinquedos, na visita aos recintos dos animais, num dia de tempo bom, favoreceu a confraternização geral entre as famílias que são assistidas pelas equipes dos Cras, em programas como o Serviço de Atenção Integral à Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os Grupos de Convivência da Terceira Idade e as Oficinas de inserção Produtiva.

        A programação começou pela visita ao mini museu, depois seguiu pela visita à trilha ecológica, a Arca do Saber, a visita monitorada ao parque dos animais, atividades próximas ao Caminhão de Brinquedolândia – estacionado dentro do Zoológico – como pintura de rosto, contação de história, recreações, roda de violão, peça de teatro, contaminou adultos, crianças e adolescentes. Avós, pais, tios e netos fizeram a festa e ocuparam também as mesas com piqueniques.

        Este ambiente de alegria foi festejado pelas pessoas. “A gente vem com a filha, os netos e ainda consegue rever velhos amigos e fazer novas amizades”, disse, sorridente, dona Marina Antonia Martins da Silva, acompanhada da filha Taliana Maria da Silva, e das netas Radja (13 anos) e Ana Carolina (2 anos). “Isto aqui é muito bom para a diversão, conhecer outras pessoas”, disse Anísia Martin Pereira Dias, acompanhada dos filhos Ado, 8 anos, e Rayssa, 10 anos, moradores de Três Poços. O garoto Ado disse que conheceu pela primeira vez os animais como macaco, leão, onça e estava “encantado” com os bichos.

        O aposentado Paulo Roberto Santana, citou a sua alegria de estar no programa da Smac. “Eu moro há 35 anos em Volta Redonda, mas esta é a primeira vez que eu venho com os 3 netos visitar o Zoológico. Aqui tem segurança, é sossegado, e estou gostando muito desse lazer”, disse o aposentado  e morador do Jardim Belmonte. Ele estava acompanhado dos netos Jayane (13 anos), Pablo (10 anos) e Kelvem (9 anos).

        Com a blusa do programa da Melhor Idade da Smac, Judith Souza Silva, 89 anos, moradora do Brasilândia, disse que sempre que for convidada, virá ao Encontro de Famílias para ver os amigos. “Eu já participei de três visitas ao Zoológico, isto aqui é tão bom como fazer ginástica e jogar capoeira”, disse, abrindo um sorriso. Edna Maria Germano, moradora do bairro Candelária, destacou que o encontro é muito bom para as crianças, para os jovens e “principalmente para os idosos, que passam um dia inteiro se divertindo e revendo os amigos”.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444