Tocha Olímpica chega a Volta Redonda nesta quinta-feira, dia 28, a partir de 17 h

        A Tocha Olímpica da Rio 2016 chega a Volta Redonda nesta quinta-feira (dia 28), e a Prefeitura Municipal preparou uma grande festa para receber o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. A previsão é que a tocha chegue à cidade por volta de 17h20, na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira Rio – em frente à Av. Jaraguá), seguindo depois pelos bairros Retiro, Niterói, Aterrado, São João, Amaral Peixoto e Vila Santa Cecília, onde haverá uma grande celebração na Praça Brasil, com oficinas esportivas, exposição, apresentações de dança e shows musicais, iniciando às 16h.

 

        Volta Redonda está entre as 94 cidades do Brasil – de um total de 5.570 municípios – onde a Tocha Olímpica irá pernoitar, depois de percorrer cerca de 10 quilômetros pelas ruas da cidade, onde 50 condutores se revezarão para carregar a chama olímpica.

 

        O trajeto oficial, elaborado pelo Comitê Rio 2016, prevê, após a chegada às 17h20 na Beira Rio, em frente à Avenida Jaraguá (Retiro), que a tocha segue pela Rua Laranjeiras, Av. Retiro, Av. Sávio Gama, Av. N.ª S.ª do Amparo (Niterói), Ponte Pequetito Amorim, Av. Paulo de Frontin, Rua Neme Felipe, Av. Lucas Evangelista, Rua José Fulgêncio Neto (em frente à Prefeitura), depois até o Viaduto Heitor Leite Franco, descendo a Rua Gustavo Lira, dobrando na Rua São João e Av. Amaral Peixoto, seguindo pela Av. dos Trabalhadores, virando no Hotel Sider Palace, seguindo pela Rua 12 até o Edifício do antigo Escritório Central da CSN, contornando o prédio e acessando a Rua 14, até a Praça Brasil.

 

        Por causa da passagem da tocha, haverá algumas restrições provisórias em algumas ruas e pontos da cidade, quanto ao trânsito e estacionamento de veículos. A PMVR pede a colaboração e compreensão da população para este evento especial, e convida todos para prestigiar com familiares e amigos a passagem da Tocha Olímpica da Rio 2016.

 

        “Os locais onde não será permitido o estacionamento serão monitorados desde a noite anterior e receberão sinalização indicando a interdição. Ao longo do trajeto, depois da passagem da tocha, as restrições serão retiradas. Pedimos a colaboração de todos, queremos que tudo ocorra dentro da normalidade, mas os veículos que estiverem em local restrito serão rebocados”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicando que as interdições são necessárias por causa da largura dos caminhões – comboio de aproximadamente 20 veículos - que acompanham a tocha olímpica.

 

        A PMVR começou a distribuir 50 mil folhetos explicativos para a população, com o trajeto e as restrições de trânsito e estacionamento.

 

        PRAÇA BRASIL – E para celebrar essa ocasião, a PMVR preparou uma grande festa na Praça Brasil, que terá início às 16h, com uma série de atividades.

 

        “Preparamos uma bela festa, para marcar essa ocasião tão especial. Volta Redonda é referência no esporte, e não poderia ser diferente, por isso celebramos a passagem da Tocha Olímpica com muita emoção. Convidamos toda a população, que tragam seus amigos e familiares para participar dessa comemoração tão especial”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.

 

        De acordo com a programação, haverá apresentação do Bloco da Vida - a maior escola de samba da Terceira Idade do Brasil, que teve como tema do Carnaval 2016 “A História de Volta Redonda, que teve uma ala com destaque para as olimpíadas” - com 500 integrantes; oficinas de Ginástica de Trampolim (Smel), Badminton (Secretaria Municipal de Educação - SME) e Kart (Piloto Cidadão); exposição das tochas olímpicas confeccionadas pelos alunos da rede pública municipal (SME); apresentação de 27 grupos de dança; brinquedos infláveis montados na praça para as crianças; e a Celebração do Fogo Olímpico, marcada para as 19h.

 

        RÉPLICA – A Prefeitura Municipal de Volta Redonda também adquiriu uma réplica oficial da Tocha Olímpica Rio 2016, que será colocada em exposição permanente no Estádio da Cidadania, em breve. 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444