Encontro para receber sugestões dos jovens contra a violência tem várias propostas

        O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, coordenou um encontro na tarde desta segunda-feira (dia 8), no Auditório da PMVR, com várias entidades e com a participação de jovens, que apresentaram sugestões contra a violência que atinge principalmente essa parcela da população, visando desenvolver uma cultura de paz e tolerância entre a juventude, abrindo ainda uma ponte de comunicação direta entre o poder público e a juventude.

        Secretários municipais, autoridades policiais como o comandante do 28º BPM, coronel Damião Portela, o delegado adjunto da 93ª DP, Rodolfo Atala, representantes do Conselho Tutelar 1 e 2, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Movimento Resgate da Paz, entre outros convidados, participaram do encontro, que durou cerca de duas horas e meia.

        Diversas propostas e reivindicações foram feitas e um novo encontro foi agendado para o dia 22 de agosto, às 14h30, também no Auditório da PMVR, para que haja uma mobilização maior e mais jovens compareçam ao encontro. O objetivo é incentivar que o jovem participe politicamente das decisões e projetos do poder público municipal, evitando a reincidência da violência, em ocorrências que vitimou o jovem Felipe do Nascimento Rodrigues, de 16 anos, que foi espancado por dezenas de jovens na Vila Santa Cecília e acabou falecendo, no final do mês passado.

        O prefeito Neto destacou a importância do momento para ouvir o que os jovens têm a dizer, “para que as reivindicações sejam colocadas em prática no município de Volta Redonda”. A PMVR apresentou ainda um balanço de ações municipais voltadas para as crianças, jovens e adolescentes, realizadas pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Ação Comunitária, Coordenadoria Municipal da Juventude, Políticas Públicas da Mulher, Fundação Beatriz Gama, Fevre (Fundação educacional de Volta Redonda). Os representantes das pastas, apoiados num vídeo, relataram os projetos que foram desenvolvidos pelo poder público em benefício da juventude, na área social, esporte, mercado de trabalho e inclusão social.

        O comandante do 28º BPM apresentou a sugestão de dois projetos esportivos - Lutando pelo Futuro e Jogando pela Vida - em parcerias com a Prefeitura, Ministério Público, Vara da Criança e Adolescente, onde os alunos terão conhecimentos voltados a uma cultura de paz e aulas de rugby na sede do Batalhão da PM. Os projetos foram imediatamente aprovados pelo plenário, com apoio irrestrito do prefeito Neto, com a prefeitura cedendo o material esportivo – uniformes – para os estudantes, que devem ser divididos em turmas de 20 a 30 alunos.

        Na fase de perguntas, o estudante Lucas de Almeida Alves dos Santos, integrante do Fórum da Juventude do Sul Fluminense em Ação, elogiou os projetos municipais que são desenvolvidos no município. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Guaraciara Lopes, disse que “fóruns como este tem que ser incentivados para que os jovens venham participar, dizer o que pensam, defender os seus direitos, e sejam de fato, os protagonistas do encontro”.

        Reforçar o trabalho nas próprias comunidades junto com as associações de moradores, combater o uso de drogas e da violência, mas fazer essa comunicação na linguagem dos próprios, de modo que o jovem possa ser ouvido e interagir nessas decisões, foram alguns dos caminhos apontados. O delegado Rodolfo Atala, disse que o papel da Polícia Civil é repressor, “quando a tragédia já aconteceu”, mas se colocou a disposição, abrindo as portas da delegacia para que outras alternativas sejam dadas aos jovens para que não caiam na violência e na criminalidade. As palestras nos bairros e escolas também são alternativas aprovadas.

        O prefeito Neto, que respondeu a várias perguntas, disse que “o Poder Público está pronto para que esta política de paz seja uma ferramenta fundamental para a participação e interação da juventude na construção de um futuro melhor, que atenda as necessidades dos jovens”.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444