Projeto Ballet Educação entrega certificados

        O Projeto Ballet Educação encerrou mais uma etapa na noite desta quinta-feira (dia 11) em cerimônia de entrega de certificados no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, que teve início às 19h. Durante o evento, receberam os documentos 25 alunas do projeto, com idade média de 15 anos, que encerraram o ensino fundamental. Elas ingressaram no Ballet Educação entre 2008 e 2010 e receberam o certificado, de acordo com a secretária municipal de Educação, Terezinha Gonçalves, a Tetê, “por terem concluído brilhantemente sua trajetória de participação no projeto”.

 

        “Ao longo desse tempo, a maioria fica por quase oito anos no projeto, a menina apresenta uma transformação global. O balé não promove somente uma transformação física, mas também uma mudança na vida. O projeto é fundamental para as que pretendem seguir a carreira de bailarina pela oportunidade que oferece, mas também é importante como escola de vida para as que vão parar por aqui”, disse Tetê.

 

        A coordenadora do Ballet Educação, a bailarina Izabel Cristina Leal, reafirma a qualidade profissional das bailarinas do projeto. “Muitas continuam dançando – clássico, contemporâneo, etc. E outras seguem outras profissões. Mas o importante é que o projeto permite que elas tenham disciplina, postura corporal e na vida, além de uma compreensão de cultura e arte que jamais teriam”, afirmou.

 

        A bailarina Thais Valério Justo, de 15 anos, foi uma das que recebeu o certificado pela participação no Projeto Ballet Educação. Ela participou por sete anos das aulas e, hoje, continua a prática do balé no Gacemss, ainda com Izabel Leal. “O Ballet Educação é um ótimo projeto. Através dele, provavelmente, descobri um talento, uma profissão”, afirmou Thais.

 

        O Projeto Ballet Educação foi implantado em setembro de 2005 e desde então os alunos se destacam em concursos e apresentações no circuito nacional e internacional da dança, como é o caso das alunas Ramona Teixeira e Bárbara dos Santos, hoje alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além da coordenadora Izabel Cristina Leal, o projeto conta com as professoras Cleide Marques, Mellissa Lacerda, Lissiana Schilik e Maria Carolina Pratti.

 

        Atualmente o projeto atende cerca de 350 crianças, entre a sede do Projeto Cidade da Música, na Vila Mury; no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília; e nas Escolas Municipais Maria Carraro, Mato Grosso e Amazonas.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444