Poder público promove debate sobre o combate à violência e o futuro para os jovens de Volta Redonda

        A situação da violência contra os jovens e as oportunidades que eles precisam para sair do ciclo de violência que podem ser vitimas por causa de drogas, uso abusivo de álcool, desemprego, falta de mercado e falta de conhecimentos e qualificação profissional, foi o tema de mais uma reunião na tarde desta segunda-feira (dia 22), no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, com a participação de diversas secretarias municipais e entidades que lidam com crianças e adolescentes.

        O prefeito Antonio Francisco Neto e o vice prefeito Carlos Roberto Paiva participaram da abertura do encontro, que contou com a presença ainda do presidente da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), Joselito Magalhães, de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Ação Comunitária, Políticas para as Mulheres, Coordenadoria da Juventude, Fevre (Fundação educacional de Volta Redonda), e entidades como Resgate da Paz, Associação dos Skatistas, Colégio Pandiá Calógeras da Fundação CSN, Conselho Municipal da Juventude, entre outros.

        A busca pelo primeiro emprego, o programa Jovem Aprendiz, a fiscalização contra a venda de álcool para menores pelos bares e restaurantes, formação e qualificação profissional dos jovens, maior divulgação dos programas existentes na rede pública, que geram oportunidades a estes jovens no mercado, estiveram no foco dos debates.

        O prefeito Neto destacou a importância da mobilização, para a divulgação dos projetos oferecidos pelo poder público e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

        “Contamos com a participação de toda a sociedade, e parcerias com as entidades empresariais e de classe – como o CDL, Aciap-VR e os sindicatos – para formar cada vez mais jovens para o mercado de trabalho. E também precisamos da colaboração dos jovens no projeto Fala Comigo, um canal direto de comunicação com a população jovem que está disponível no site da prefeitura de Volta Redonda – portalvr.com”, disse o prefeito.

        Rosane Marques, diretora do Departamento de Proteção Básica de Saúde, destacou que o canal Fala Comigo também está disponível na Subprefeitura no Retiro, no Quiosque da Juventude na Vila Santa Cecília, e na Sala de Saúde, na sede da Secretaria de Ação Comunitária para receber sugestões dos jovens na educação, saúde, emprego, cursos de qualificação, esportes, e outros.

        Anderson Couto, representando a Fevre, citou o curso Pré-vestibular Social que é concluído duas semanas antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), gratuitamente, para os estudantes que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio. O curso forma 80 alunos em duas turmas de 40 alunos cada e tem conseguido alto índice de aprovação para escolas federais ou quem vai fazer o Enem buscando notas para as universidades.

        Miriane Nogueira, da Coordenadoria Municipal de Juventude, disse que será iniciada uma campanha com outdoors, panfletos, e meios de comunicação – além de fiscalização - para alertar os comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, definida pela Lei Federal 13.106/2015, que prevê multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil reais, além de possibilidade de pena de 2 a 4 anos de prisão. O município ainda pode punir os infratores com a cassação do alvará. As denúncias do público poderão ser feitas no telefone 190 do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

        O diretor da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), Rogério de Paiva Lima, acompanhado da vice-diretora, Jaqueline Dalbone, e da pedagoga Dagmar Coutinho, afirmou que estas reuniões sobre os jovens são muito importantes, pelas soluções debatidas. E deu uma boa notícia: “A Fundação CSN está pronta para começar com o Jovem Aprendiz, Primeiro Emprego, com 90 vagas. Estamos aguardando a autorização do Ministério do Trabalho e do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente. O projeto vai ser feito através de uma parceria com a Smac que vai nos passar o cadastro dos jovens”, informou o diretor.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444