Movimento de Economia Solidária promove IV Seminário de Economia Solidária do Médio Paraíba

 

        A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) e do programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, participará do IV Seminário de Economia Solidária do Médio Paraíba (SESMEP), promovido pelo Movimento de Economia Solidária, que acontecerá no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, no próximo dia 27 de agosto, a partir das 8h30.

        Com o tema “Análise da conjuntura político-institucional da economia solidária a nível nacional, estadual e regional”, os organizadores do IV SESMEP pretendem oferecer vários aspectos da economia solidária e abrir espaço para interlocuções, discussões e debates sobre o tema. A Economia Solidária é uma alternativa de geração de trabalho, renda, e inclusão social, cujo objetivo é viver sem explorar o outro, sem levar vantagem e sem destruir o ambiente.

        Ao longo de todo o dia – o evento terá início às 8h30 e término às 17h30 – haverá mostra de artesanato do grupo Encontro das Artes, do Centro de Inclusão Produtiva (CIP) e de membros do Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda da Smac.

        Alimentos orgânicos produzidos pelo Empreendimento Oficina do Sabor, de Pinheiral, e outros que estão atrelados à organização sem fins lucrativos ENACTUS, que atua na UFF em Volta Redonda terão presença garantida no evento.

        As palestras acontecerão também ao longo do dia. Uma delas será a do professor Benedito Anselmo, da Universidade Federal de São João Del Rey e que já atuou na Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Ele falará sobre o tema em um contexto nacional. Adriana Cardoso, que é educadora popular, falará da situação político-institucional do movimento no estado do Rio de Janeiro. Outro palestrante que discorrerá sobre o tema em um contexto regional será o professor Luís Henrique Abegão, da UFF de Volta Redonda. Abegão é tutor da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL) e do PET (Programa de Educação Tutorial) em Gestão Social.

        Os seminários de Economia Solidária do Médio Paraíba surgiram da necessidade de aproximar, sensibilizar e manter atualizados os potenciais agentes que promovem o desenvolvimento da Economia Solidária na Região do Médio Paraíba, que são os integrantes dos empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, poder público, universidades e igrejas. Os SESMEPs também têm como objetivo definir estratégias para constituição de uma rede da Economia Solidária na região, com perspectivas de criação do Fórum Regional ou Municipais de Economia Solidária.

        Intervenções Culturais - O IV SESMEP também contará com as intervenções artísticas de Ed Zambroni, Gabriela Araújo e Bárbara Cunha. O violonista Maciel Maciel tocará um repertório erudito e música brasileira e o seminário se encerra com a apresentação do Jongo di Volta.

        Inscrições - Os interessados podem se inscrever através do site: www.sesmep.uff.br ou presencialmente no dia do evento (27/08). Outras informações podem ser conferidas pela fanpage:www.facebook.com/SeminarioDeEconomiaSolidariaDoMedioParaiba.

 

Programação:

8h30 - Credenciamento

9h30 - Recepção

10h15 - Apresentação da conjuntura político-institucional da Economia Solidária

12h - Almoço

14h - Retorno ao auditório

14h30 - Discussão nos Grupos de Trabalho

16h - Intervalo para o café

16h30 - Apresentação em plenária dos resultados dos grupos

17h30 – Encerramento

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444