Prefeito Neto participa de cerimônia de formatura de cursos da FBG no Degase

        A Fundação Beatriz Gama (FBG), da Prefeitura de Volta Redonda, realizou na manhã desta quinta-feira (dia 25) a cerimônia de formatura de cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), através do Centro de Socioeducação (Cense) Irmã Assunción de La Gándara Ustará, no bairro Roma I, para cerca de 40 jovens em conflito com a lei abrigados na unidade.

        Os internos participaram de cursos de Informática, elétrica predial, silk screen, barbeiro e violão. Os instrutores e todo o material utilizado são disponibilizados pela Prefeitura de Volta Redonda. O objetivo é promover a ressocialização e qualificar os jovens, melhorando as perspectivas deles conseguirem um emprego quando deixarem a unidade.

        O prefeito Antônio Francisco Neto, o diretor pedagógico da FBG, Paulo Guerra, o diretor do Centro de Socioeducação, Max Luiz Borges, o coordenador regional do Degase, Adriano Custódio, familiares dos jovens e outros convidados participaram da cerimônia de entrega dos certificados.

        O coordenador regional do Degase destacou que a parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o órgão é única em todo o Estado do Rio.

        “Para nós essa formatura é muito importante: desde o início da unidade, até hoje, temos uma parceria muito grande com a prefeitura, não só nos cursos oferecidos pela Fundação Beatriz Gama, mas em vários outros aspectos. Nenhuma outra cidade do Estado do Rio tem esse tipo de parceria com o Degase”, apontou Custódio.

        O prefeito Neto disse que desde o início apoiou a vinda da unidade do Degase para Volta Redonda, assim como a Casa de Custódia Franz de Castro Holzwarth, unidade da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), que abriga presos da região que aguardam julgamento.

        “Quando começaram a falar sobre a vinda do Degase – assim como a casa de Custódia – nós apoiamos, porque achamos que os jovens da região devem ficar abrigados mais próximos da sua cidade, facilita a visita dos familiares e permite que o Poder Público fique mais próximo, ajudando no que for preciso. Ficamos muito felizes de saber que podemos contribuir dessa forma”, disse Neto, que completou: “Agradecemos a oportunidade que vocês do Degase nos deram de oferecer estes cursos, cumprimento os pais e os jovens, e lembro que essa é mais uma fase na vida de vocês, quando vocês saírem daqui estarão mais qualificados, com maiores chances de conseguir um emprego”.

        O diretor do Cense disse aos jovens que os cursos são uma oportunidade para retomar a vida após saírem da unidade. “É uma chance que, se souberem aproveitar, fará uma grande diferença na vida de vocês”, afirmou Borges.

        O interno X., de 18 anos, participou do curso de Elétrica Predial, e afirmou que o curso deve ajudá-lo a conseguir um emprego quando deixar a unidade. “Vai ajudar muito (a conseguir trabalho). O professor era tranqüilo, o curso foi muito bom”, disse, ao lado de familiares que vieram para a formatura. L., de 17 anos, afirmou que o certificado obtido no curso pode ajudar a abrir portas. “Com certeza teremos mais oportunidades com este curso, um certificado ajuda bastante na hora de conseguir uma vaga”, disse o jovem, ao lado da irmã, que também aposta na qualificação. “Com certeza com este curso ele terá mais oportunidades de ganhar o próprio dinheiro, vai ajudá-lo muito. É uma excelente iniciativa da Prefeitura”, apontou.

        CURSOS - O presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira, afirmou que a parceria já formou centenas de jovens. “Desde que iniciamos o projeto já oferecemos cursos para cerca de 600 internos em um período de três anos. No ano passado, tivemos 80 internos formados”, explicou Oliveira, completando que este ano os cursos foram iniciados em março. “Nosso objetivo é ocupar o tempo que esses adolescentes terão que passar no Degase, dando a eles uma oportunidade de sair da instituição com um acréscimo de conhecimento, para que possam ter um comportamento diferente do que eles tinham”, disse.

        “Esta é uma opção que muitos não tiveram até hoje. Se depender da administração municipal não vamos medir esforços para disponibilizar uma oportunidade de capacitar esses jovens”, afirmou, lembrando que os jovens ainda participaram de aulas de futsal e tênis, também coordenadas por professores da FBG.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444