Abertura da IV Expoculfo lota Praça Sávio Gama

        A abertura da IV Expoculfo – Exposição Cultural do Folclore - ficou a cargo da Banda Municipal, que apresentou repertório composto por MPB. A mostra, que vai até sábado (dia 27) na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura, é realizada pelo Dia do Folclore, comemorado na última segunda-feira (dia 22). Entre as atrações estão shows musicais, de dança, apresentações teatrais, de poesias, além de pratos típicos de todas as regiões do Brasil.

        O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, também esteve na abertura da IV Expoculfo e agradeceu o empenho dos funcionários e usuários dos 34 CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), dos três CAM (Centro de Atividades Múltiplas), e seus Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças, adolescentes e idosos, que pesquisaram a cultura de regiões do Brasil e transformaram em espetáculo. “Também agradeço a presença da população, que veio prestigiar o evento e, com certeza, ter uma aula de cultura e folclore brasileiro”, afirmou Munir.

        Entre as principais atrações do primeiro dia da Expoculfo, merece destaque a apresentação do grupo da Oficina de Teatro do Capd (Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência) – a Companhia de Repertório Teatral do Capd Licença Poética. Eles apresentaram a peça “Manifesto do Curupira”, criada especialmente para o evento. O espetáculo, com duração de 20 minutos, tem como tema a proteção ao meio ambiente. E um dos momentos mais divertidos é a aparição do personagem “prefeito Neto” – que foi batizado assim com a autorização do prefeito Neto “real”.

        Mas o primeiro dia da mostra foi eclético: fizeram sucesso a música do grupo de violinistas dos CRAS Caieiras e Brasilândia; e a apresentação de capoeira e maculelê, coordenada pela professora Andrea Soares de Oliveira, com crianças de quatro a dezesseis anos dos CRAS Dom Bosco e Brasilândia. Maria Paula, ansiosa pela entrada no palco às 16h, também mostrou o que aprende na Oficina de Violão do CRAS Belo Horizonte e teve na plateia a presença da mãe Súlia.

        E, além das cerca de 500 pessoas envolvidas na realização do evento, entre organizadores e artistas, teve quem aparecesse na praça só para curtir. As irmãs Sônia Célia da Silva e Maria Célia da Silva, dos grupos de convivência dos bairros Sessenta e Vila Rica Tiradentes, respectivamente, vieram saborear as receitas típicas e assistir as apresentações. “Está tudo muito bem feito, bem ensaiado. Está sendo uma tarde animada”, disse Sônia.

        Além das apresentações culturais, a IV Expoculfo tem diversas opções gastronômicas. As barraquinhas de comidas típicas são divididas por regiões do Brasil e nelas o público pode encontrar baião de dois, arroz carreteiro, doces caseiros como de abóbora e mamão, cuscuz, bolo de fubá e outras delícias, vendidas a preços populares. Durante a festa ainda houve distribuição de água, pipoca e algodão doce.

        EXPOCULFO – O evento, organizado pelas Secretaria Municipais de Ação Comunitária (Smac) e de Cultura (SMC), vai até sábado (dia 27). Na sexta-feira (dia 26), as apresentações serão das 14 às 18h, e no sábado (dia 27), das 9h às 12h.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444