Volta Redonda é uma das melhores cidades do Brasil no Ranking de Eficiência dos Municípios

 

        Um ranking que mostra quais as cidades do Brasil mais eficientes na utilização os recursos públicos, oferecendo mais Saúde, Educação e Saneamento para a população com menos dinheiro. Assim pode ser definido o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), trabalho realizado pelo Datafolha e o jornal Folha de São Paulo, divulgado neste final de semana. De acordo com o levantamento, Volta Redonda é a cidade que utiliza melhor o dinheiro público entre os municípios que tem de 200 mil a 500 mil habitantes, sendo a oitava melhor entre as 5.281 cidades brasileiras pesquisadas.

        Em uma escala que vai de 0 a 1, Volta Redonda alcança o índice de 0,624, sendo considerada “Eficiente”, e estando a frente de capitais como Vitória (ES) – índice de 0,597 e 40o lugar geral – e Florianópolis (SC), com índice de 0,576 e 130o lugar na colocação geral. No Estado do Rio, na faixa de 200 a 500 mil habitantes, a cidade mais próxima no ranking é Niterói, que ocupa a 23a colocação.

        No geral, o REM-F aponta que a maior parte dos municípios brasileiros – 76% - é considerada ineficiente ou pouco eficiente, com índice até 0,50, e somente 24% fica acima desta média (com mais de 0,50), usando de forma eficiente os recursos públicos.

        Entre os componentes do REM-F (Saúde, Educação, Saneamento e Receita), Volta Redonda fica acima da média nacional em todos eles: na Educação, Volta Redonda tem índice de 0,676, contra 0,509 da média brasileira; na Saúde, a cidade tem 0,695, com índice nacional de 0,500; na Receita, o índice de Volta Redonda é de 0,194, contra 0,166 na média do Brasil; e no Saneamento, a diferença é ainda maior, com o município alcançando quase a eficiência máxima, com índice de 0,982, em relação a uma média nacional de 0,567. Outro ponto que chama a atenção é sobre os servidores públicos: Volta Redonda tem cerca de 3,1 servidores para cada 100 habitantes, enquanto a média nos municípios brasileiros é de 5,1 servidores por 100 habitantes. Ou seja, o Município consegue atender um maior número de pessoas com menos servidores públicos, mais um sinal de eficiência.

        “Nós sempre tratamos o dinheiro público com a máxima seriedade, buscando fazer sempre o melhor com todos os recursos, principalmente nestes tempos de crise. As parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal são fundamentais, nos garantem vários recursos, mas de nada adiantaria se não os utilizássemos de forma correta e eficiente”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto, que acrescentou: “Este levantamento nos mostra que estamos no caminho certo, tratando sempre a coisa pública de forma eficiente”. 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444