Volta Redonda comemora 10 anos da Lei Maria da Penha com seminário

        Cerca de 80 pessoas, entre homens e mulheres, lotaram o Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda na tarde desta terça-feira (dia 30) durante o seminário “Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha”. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) comemorou os 10 anos da Lei Maria da Penha (completados no dia 7 de agosto).

        O seminário foi aberto pelo vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, que parabenizou a iniciativa da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, pela necessidade que o Brasil tem de reverter a quinta colocação no mundo em número de assassinatos de mulheres por razões de gênero. Paiva também agradeceu a participação maciça de representantes de diversos setores da sociedade que tendo consciência da necessidade da mudança se tornam multiplicadores.

        O seminário contou com a presença da Dr.ª Lúcia Iolízio Barros Santos, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Violência Doméstica contra a Mulher / MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro); que foi a primeira a palestrar; da socióloga Adriana Motta; da delegada da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Volta Redonda, Dr.ª Madalena Carnavalle; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Vera Castro. Na plateia, estavam as secretárias municipais de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e de Saúde, Marta Magalhães.

        De acordo com a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, Volta Redonda se destaca pelo bom trabalho realizado pela secretaria em conjunto com as unidades especializadas e a rede de apoio.

        “Temos uma rede especializada de atendimento à mulher vítima de violência, formada pela própria secretaria, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Deam, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam (Casa da Mulher Bertha Lutz) e a Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello”, explicou Glória.

        Além da rede especializada, Volta Redonda conta com uma rede de enfrentamento e atendimento à mulher, composta pelo Centro de Doenças Infecciosas; Instituto Médico Legal (IML); Hospital Municipal Dr. Munir Rafful; Hospital São João Batista; Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Policlínica da Mulher; Promotoria de Justiça junto ao Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; as unidades de CRAS (Centro de Referência em Assistência Social); Programa de Saúde da Família; Delegacias Comuns; Polícia Militar; Polícia Federal; Ministério Público; e Defensorias Públicas.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444