Encontro do Centro de Alzheimer será nesta quinta-feira (dia 15)

           O 1º Encontro do Centro Dia Synval Santos, que atende pessoas com Alzheimer e familiares, será realizado nesta quinta-feira, dia 15, às 14h30, no auditório da Universidade Geraldo di Biase (UGB), no Aterrado.  O evento terá a participação de 350 pessoas, que se inscreveram gratuitamente. “O Encontro tem como tema “Alzheimer: uma readaptação familiar” e receberá palestra de Fernando Aguzzoli, conhecido como neto da vovó Nilva, que já narrou sua história junto à sua avó com Alzheimer em vários programas de televisão”, destacou, a diretora do Centro Dia, Daniele Freire.

 

       “A palestra dará enfoque às dificuldades e descobertas das famílias que convivem com um idoso com Alzheimer. Será muito interessante e esclarecedora, diante da experiência que o palestrante possui”, ressaltou Daniele, frisando que todos os presentes receberão certificados de participação. “O encontro é aberto às famílias dos usuários do Centro Dia, cuidadores e ao público em geral”, afirmou a coordenadora.

 

       PALESTRANTE – O porto-alegrense Fernando Aguzzoli acompanhou de perto os últimos meses de vida de Nilva de Lourdes Aguzzolli, diagnosticada com doença de Alzheimer. Ele trancou a faculdade de Filosofia, largou emprego e as festas com os amigos para se dedicar em tempo quase integral aos cuidados com a avó. Vovó Nilva, como ficou conhecida, morreu em dezembro de 2013. As experiências vividas o inspiraram a criar uma página em uma rede social. O sucesso dos relatos daquela rotina gerou ainda um livro: “Quem, Eu?”.


      Centro Synval Santos – A unidade possui dois andares e tem capacidade para atender até 120 pessoas, que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Os idosos fazem diariamente inúmeras atividades em grupos como movimentos de estímulos com a atenção de fisioterapeutas, atendimentos com psicólogos e tem aulas de artes e música.  Os usuários têm cinco refeições diárias e transporte de ida e volta, para quem não tem como chegar à unidade. Muitos deles passam o dia e alguns ficam pela manhã ou à tarde. 

 

      O encaminhamento para o Centro de Alzheimer é feito pela Policlínica da Melhor Idade, ligada a Secretaria Municipal de Saúde. Esta unidade faz a avaliação do estado de saúde do idoso, pois para ser beneficiado, ele deve estar no estágio intermediário da doença. Para evitar que a família adoeça junto com os usuários, os familiares também recebem orientações para lidar com a doença e cuidar melhor dos seus idosos. O Centro de Alzheimer está ligado ao Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária e os atendimentos são gratuitos.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444