Waze aponta Volta Redonda como a melhor cidade para se dirigir no Brasil

        Um levantamento feito pelo Waze com usuários do aplicativo em 186 cidades de vários países – o Índice de Satisfação Global do Motorista - apontou Volta Redonda como a melhor cidade para se dirigir no Brasil, e a 29ª melhor no mundo. O Waze é um aplicativo que indica as condições do tráfego de forma colaborativa, ou seja, com dados fornecidos pelos próprios motoristas em tempo real, que apontam, por exemplo, se há retenções em determinado trecho naquele horário, se há acidentes na pista ou mesmo buracos no asfalto.

        Para entrar no índice de satisfação do Waze a cidade precisa ter no mínimo 20 mil usuários mensais ativos do aplicativo. No levantamento foram avaliados seis itens: o nível de trânsito, a segurança, a qualidade das vias e infraestrutura, os serviços oferecidos aos motoristas (como postos de gasolina, etc.), o fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível), e como funciona a rede de usuários do Waze no local, o chamado “wazeyness”. Volta Redonda recebeu a nota geral 7,51, de um máximo de 10.

        Para o diretor-presidente da Suser, Paulo Barenco, o resultado é fruto do trabalho de várias secretarias e autarquias da Prefeitura de Volta Redonda.

        “Isso é resultado de todo o investimento da Prefeitura de Volta Redonda, em pavimentação, drenagem, e a nossa parte com sinalização, pintura. Nós temos um orçamento limitado, então nosso maior investimento foi em tecnologia: temos um Centro Integrado de Controle de Tráfego e Trânsito, que nos dá em tempo real o controle de quase todos os semáforos da cidade; temos o sistema de monitoramento de câmeras, utilizado em conjunto com o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), entre outros”, disse Barenco, que completou: “O trabalho no trânsito é diário, e feito em conjunto com as secretarias municipais de Serviços Públicos, de Obras, com a Guarda Municipal, cada um com seu papel”.

        ÍNDICE - O Índice de Satisfação Global do Motorista classifica de 1 (pouco satisfatório) a 10 (muito satisfatório) a experiência do motorista ao dirigir.

        A pesquisa, de acordo com informações do Waze, leva em consideração seis fatores chave da condução: o trânsito, considerando a densidade e severidade; a qualidade, avaliando a qualidade das vias e infraestrutura; a segurança nas vias, que aponta a densidade de acidentes, obstáculos e condições do clima; os serviços ao motorista, que avalia acesso a estações de serviço e estacionamento simples; o socioeconômico, que mostra o acesso a carros e impacto do preço do combustível; e o Wazeyness, que avalia a satisfação e ajuda da comunidade Waze (medido pelos agradecimentos aos alertas de outros motoristas, e pelos estados de ânimo selecionados pelos usuários no aplicativo).

        No geral, Volta Redonda recebeu a nota 7,51. No Trânsito, a avaliação foi de 8,1; na Qualidade da Estrutura, a nota foi 9,6; no item Socioeconômico, 4,9; e o “wayzeness” teve avaliação de 3,6. Não houve avaliação de serviços feita pelos usuários em Volta Redonda.

        Entre as cinco melhores colocadas no Brasil, quatro são cidades do interior paulista – Sorocaba, Atibaia, Taubaté e Jacareí. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, no Distrito Federal, na 65ª posição. Na avaliação entre os países, Holanda, França e Estados Unidos encabeçam a lista, com o Brasil ocupando a 20ª posição mundial e a 3ª colocação na América Latina, atrás de Porto Rico e Argentina.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444