Prefeitura de Volta Redonda retoma o Arena da Viola

        A tradição das canções de violas na Região Sul Fluminense ganha mais força a partir desta semana, quando a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda retoma o projeto Arena da Viola, que traz apresentações de violeiros do município e da Região realizadas mensalmente. Neste ano, o espaço escolhido para reunir o público fã de viola foi o Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, com oito duplas se apresentando a cada domingo, das 9h às 13h.

        “O Arena da Viola já é um patrimônio dos voltarredondenses. É um marco da cidade, já fizemos dezenas e mais dezenas de apresentações nos bairros e também na Vila Santa Cecília, há cerca de 7 anos”, disse Donizete Amorim, um dos coordenadores do evento.

        As primeiras apresentações serão realizadas no dia 25 (domingo), com shows dos músicos: Amerson & Dasio; Ademir & Chico Leite; Martinei & Chico Silva; Geneci & Marcos Moran; Gilles; Trio Barra Mansa; Irmãos Vieira; e João Luiz & Roselito. O repertório, além de modas inéditas, contará com clássicos da música de raiz de grandes nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Belmonte e Amaraí, Trio Parada Dura, Milionário e José Rico, entre outros.

        Segundo Amorim, a escolha dos artistas é sempre feita de acordo com a disponibilidade de cada um e uma escala justa atendendo a todos em igualdade. “A expectativa é a melhor possível, é um momento único e exclusivo, um espaço de mostrar à cidade que temos talentos. E esperamos um bom público também”.

        TRADIÇÃO – A secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, destaca a importância do evento como forma de resgate da cultura sertaneja da região. “Esse projeto é um resgate da viola caipira que se faz presente dando vida à verdadeira música sertaneja. Nossa intencionalidade é levar esse projeto aos domingos nos bairros e a cada último domingo do mês, no Memorial Getúlio Vargas”, explica.

        Compartilhando da mesma opinião, Donizete Amorim comentou que a região tem muitos mineiros erradicados e que gostam dessa cultura. Além disso, valoriza o comércio da feira livre, uma combinação positiva unindo o útil ao agradável.

        “Sempre temos novidades, o Arena da Viola atrai duplas da própria região e de outros estados. De São Paulo, já recebemos duplas de Cruzeiro, Lorena, Lavrinhas, Pinda e até da capital. Aqui do estado do Rio, já tivemos músicos de Paracambi, Seropédica e de Niterói. De Minas Gerais, já vieram da cidade de Lima Duarte, Arantina, Bom Jardim entre outras”, acrescenta.

Confira a programação completa:

 

25 de setembro

Amerson & Dasio

Ademir & Chico Leite

Martinei & Chico Silva

Geneci & Marcos Moran

Gilles

Trio Barra Mansa

Irmãos Vieira

João Luiz & Roselito

 

30 de outubro

Alto Monte e Paranaense

Ademir e Chico Leite

Martinei e Chico Silva

Amorim e Amaral

Irmãos Vieira

Geneci e Marcos Moran

Paulo César e Marciano

João Luiz e Rozelito

 

27 de novembro

Trio Barra Mansa

Irmãos Vieira

Amorim e Amaral

Gilles

Alto monte e Paranaense

Paulo César e Marciano

Amerson e Dásio

João Luiz e Rozelito

 

18 de dezembro

Gilles

Martinei e Chico Silva

Amerson e Dásio

Amorim e Amaral

Ademir e Chico Leite

Paulo César e Marciano

Geneci e Marcos Moran

Trio Barra Mansa

Missa Sertaneja Especial de Natal com Padre Juarez

Grupo Mensageiros do Sertão

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444