Hospitais públicos de Volta Redonda atendem cerca de 15% de pacientes de outros municípios

        Referência em Saúde Pública no Estado do Rio – principalmente no Médio Paraíba – Volta Redonda está recebendo muitos pacientes de fora do município no Pronto Socorro de seus dois hospitais públicos, o Hospital São João Batista e o Hospital Munir Rafful (Hospital do Retiro). Um levantamento parcial, feito entre os dias 1º e 26 de setembro mostra que 1.675 pacientes de outras localidades foram atendidos nas unidades neste período.

        O Pronto Socorro do Hospital São João Batista recebeu no período pesquisado 1.093 pacientes de outras cidades – sendo 805 só de Barra Mansa, onde a Saúde Pública enfrenta uma série de problemas. A unidade atendeu ainda pacientes de Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Resende, Valença, Vassouras, Paracambi, Japeri, Niterói, Seropédica, Teresópolis e Rio de Janeiro, entre outros. Os atendimentos de pacientes de fora representam cerca de 15% do total de atendimentos na unidade, estimado em cerca de 8 mil pessoas por mês no Pronto Socorro.

        O diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar) – que administra o Hospital São João Batista – Sebastião Faria, afirmou que a vinda de pacientes de fora sobrecarrega a unidade.

        “O São João Batista já está funcionando com uma sobrecarga, porque com o desemprego muitas pessoas estão deixando os planos de saúde e buscando atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse Faria, que completou: “Nos últimos meses temos notado um grande aumento no número de pacientes de Barra Mansa, por conta dos problemas da Saúde Pública naquela cidade”. Faria salientou que, embora a maior parte dos atendimentos seja clínica e não cirúrgico, ainda assim muitos pacientes ficam internados. “Acaba que isso prejudica o atendimento aos nossos munícipes”.

        No Hospital Munir Rafful a situação é semelhante: o Pronto Socorro da unidade recebeu até o dia 26 de setembro 582 pacientes de fora de Volta Redonda, sendo 398 somente de Barra Mansa. O hospital atendeu ainda pacientes de Barra do Piraí, Pinheiral e Resende, entre outras localidades. No total, cerca de 8% dos 6,5 mil pacientes atendidos no Pronto Socorro neste período é de outras cidades.

        O diretor médico do HMMR, Doutor Rafael Bagno Galvão de França, também apontou que a procura pelo Pronto Socorro acaba sobrecarregando a unidade por conta das internações.

        “Além da superlotação causada pela maior procura do SUS, temos a situação em Barra Mansa, e mesmo os atendimentos clínicos acabam gerando internações, ocupando leitos do hospital”, afirmou. Mesmo com as dificuldades financeiras que o município atravessa – como vários outros no Brasil – o prefeito Antônio Francisco Neto disse que os atendimentos irão continuar, sem interrupções.

        “Jamais iremos recusar o atendimento a alguém, quem quer que seja. Mas ninguém procuraria a Saúde de Volta Redonda se ela não fosse referência”, disse Neto.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444