Projeto Cidade da Música realiza Recital de Câmara em Volta Redonda

        O projeto Volta Redonda Cidade da Música abre as portas de sua sede no bairro Vila Mury para o Recital de fagote e piano, através do projeto Música de Câmara. A apresentação acontece, a partir de 17h, na Sala de Ensaio, neste sábado (dia 15), e a entrada é gratuita. A apresentação contará com a presença dos músicos Elione Medeiros (fagotista) e da maestrina Sarah Higino.

        De acordo com a maestrina Sarah Higino, serão apresentadas sete músicas compostas por canções brasileiras, internacionais, românticas e contemporâneas. Entre elas estão peças do compositor, maestro e musicólogo brasileiro Ernani Aguiar. Duas delas serão executadas pela primeira vez em público.

        “Nossa Sala de Ensaio, onde acontecem os principais espetáculos, tem capacidade para receber um público de 200 pessoas. E como é um recital de câmara, o público ficará mais próximo dos músicos, assim como era realizado antigamente em pequenos salões ou em casa”, explicou a maestrina.

        Sarah aproveitou para reforçar o convite ao público para assistir ao recital e conhecer o prédio da sede do projeto. “Solicitamos às pessoas que façam suas reservar através do telefone 3338-8114 e que cheguem um pouco antes do início do recital, para que se acomodem e escolham os melhores lugares”, disse a maestrina. A sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música fica na Rua Graham Bell, nº 89, bairro Vila Mury.

PROGRAMA:

Gustav Schreck          Sonata Op. 9 para fagote e piano

                                      Allegro ma non tropo

                                      Largo

                                      Allegro

 

Ernani Aguiar              Sonatina nº 3 para piano (1ª° audição)

                                      Allegro Moderato

                                      Andante Tranquilo

                                      Quasi Pastorale

 

Ernani Aguiar              Meloritmias 3 para fagote solo

                                      Moderato

                                      Lento

                                      Allegro

 

Ernani Aguiar              Meloritmias 11 para fagote solo (1° audição)

                                      Movido

                                      Adagio

                                      Alla jazz

 

Chiquinha Gonzaga   Lua Branca e Corta Jaca para fagote e

                                      Piano       

 

René Duclos               Fagottino

                                      Prelude

                                      Lied et rondó

                                      Spirituoso

 

Alexandre Tansmann Suite para fagote

                                      Introdution e Allegro

                                      Allegro gracioso

                                      Scherzo

 

 

Fagote: Elione Medeiros

 

        Projeto - O Projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em Volta Redonda pelo seu idealizador, professor Nicolau Martins de Oliveira, com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Teve início em 1974 e é mantido pela prefeitura de Volta Redonda, atendendo a mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.

        Elione Medeiros - Pernambucano, iniciou seus estudos musicais na Escola de Belas Artes de Recife com o Maestro e fagotista Mario Câncio. Em Brasilia estudou na UNB, com Hary Schweizer, e na UFRJ, com o professor Noël Devos. Elione é graduado e mestre em fagote pela UFRJ, sob orientação artística de Noël Devos e Doutor em Música pela UniRIO. Foi membro do Quinteto Villa-Lobos por 17 anos, foi primeiro fagote solo das orquestras do Teatro Nacional de Brasília e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

        Desde 1989 é professor de fagote e música de câmera da UniRIO e é frequentemente convidado como fagotista solista da OPES (Orquestra Petrobras Sinfônica). Como camerista, recitalista e professor participa de diversas atividades pelo Brasil e exterior. No Rio, colabora com o projeto musical de Barra Mansa, com Master Class. Já esteve em Caracas a convite do festival permanente de orquestras (FENOSJIV), para ministrar classes de fagote. Foi recitalista em Berlim na Copa da Cultura e gravou diversos CDs entre eles as 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone. Participa ainda como professor e fagotista barroco da OBU (Orquestra Barroca da Unirio) constituída de instrumentos de época.

        Sarah Higino - Natural de Volta Redonda (RJ), é Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde obteve o grau máximo defendendo a dissertação Banda escolar: processo de desenvolvimento musical, educativo e social. Na mesma Instituição, é também graduada em Piano e Regência, na classe do maestro Ernani Aguiar.

        Participou ao longo dos anos de diversos cursos de interpretação pianística, onde pode aperfeiçoar seus estudos com Miriam Daueslberg, Maria da Penha, Heitor Alimonda e Luiz de Carlos de Moura Castro. Como solista e camerista, realizou  concertos à frente da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Orquestra Petrobrás Pró-Música, Sinfônica Rio e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, bem como gravações para televisão. Foi selecionada em concurso, recebendo o prêmio Rotary Club do Rio de Janeiro – distrito 4570, para integrar a equipe de artistas do intercâmbio de grupo de estudos patrocinado pela Fundação Rotária que viajou a Paris – Distrito 1660. Como resultado desta parceria foi criado um Comitê Inter-Países França/Brasil. Atuou como diretora musical, regente e contínuo da montagem da opereta La Serva Padrona, de Donizetti. Foi regente convidada, da Orquestra Escola Petrobras Pro Música e Orquestra Sinfônica Nacional.

        Como regente do Coro Misto, e a convite da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – USP participou da montagem das seguintes obras: Cantata de Natal, de Ernani Aguiar – 2006; Nona Sinfonia, de Beethoven, 2006 e 2008; Choro nº 10, de Heitor Villa-Lobos, 2007.

        Foi agraciada com o Prêmio Lions Cultura – RJ. Em 2013, recebeu da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro a Medalha Tiradentes. Em agosto de 2014, recebeu da Câmara Legislativa de Volta Redonda a Medalha Getúlio Vargas.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444