Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Casa da Mulher ganham nova sede

 

 

        O prefeito Antonio Francisco Neto e a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, inauguraram na manhã desta sexta-feira (dia 14) a nova sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM), na Rua Antônio Barreiros, nº 232, bairro Nossa Senhora das Graças, onde também funcionará o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) – Casa da Mulher Bertha Lutz. Na mesma ocasião, foi lançado o Programa “Patrulha Maria da Penha”.

 

        “Mais uma vez Volta Redonda merece o que está acontecendo, as nossas mulheres merecem que a cidade venha avançando”, disse Neto.

 

        A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, destacou a importância do novo espaço e agradeceu a todos pelo trabalho realizado. “Hoje estamos vencendo um ciclo da história das mulheres aqui em Volta Redonda. Nós somos 52% da população, temos mais do que direitos, o governo tem é o dever de atender a política pública para mulher”, disse Glória, acrescentando que pretende inaugurar, ainda neste ano, a Casa da Cidadania da Mulher.

 

        “Diferente da Casa da Mulher, que é específica para atender mulheres vítimas de violência, a Casa da Cidadania da Mulher será um espaço de lazer e de formação da mulher, nós temos que dar poder às mulheres com informações. Essa casa vai funcionar como um espaço para a mulher ver um filme e debater, para ela entender o que é política pública para mulher, para o município, o que são conselhos, entre outras coisas”, explicou.

 

        A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o deputado federal Fernando Jordão, que foi eleito prefeito de Angra dos Reis. “Já combinei com o prefeito Neto que a minha esposa virá a Volta Redonda aprender mais sobre esse trabalho bonito que vocês estão fazendo aqui. E foi isso que eu vim fazer aqui hoje, aprender um pouco com o Neto, ver o trabalho que vocês fazem com as mulheres, com as políticas públicas”.

 

        O vice-prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva, ressaltou a importância da nova sede, mas lembrou também da implantação de políticas públicas para mulheres no município. “A Secretaria está deixando um legado maior ainda, além de toda essa infraestrutura aqui. Está deixando o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. É muito importante não só a estrutura física, mas definir, discutir junto com a sociedade civil o que se pensa para Volta Redonda”, disse Paiva, que entregou flores à secretária Glória Amorim em homenagem às mulheres ali representadas.

 

        Também estavam presentes na cerimônia o deputado federal Deley de Oliveira, a delegada da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Lúcia de Castro, o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, secretários municipais, representantes de vereadores, além da vereadora eleita em Volta Redonda, Rosana Bergone, que será a única representante mulher na Câmara de Vereadores de Volta Redonda a partir do ano que vem.

 

NOVO ESPAÇO – A nova sede foi construída através de verba federal. É um espaço adequado para o funcionamento de serviços especializados para o acolhimento e atendimento das mulheres. Possui dois pavimentos: no andar térreo funcionará a Casa da Mulher Bertha Lutz; e no andar superior, a Secretaria. “Os serviços funcionavam em imóveis alugados e a mudança de sede é mais uma conquista para as mulheres do município”, conta a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim.

 

        Os telefones da SMPPM e da Casa da Mulher continuam os mesmos:
SMPPM: 3339-9520 / 3339-9519 / 3339-9025
CEAM: 3339-2288 / 3339-9215 / 08000-230366

 

Patrulha Maria da Penha é lançada em Volta Redonda

 

        O evento contou ainda com o lançamento do Programa “Patrulha Maria da Penha”, que tem como objetivo realizar ações diárias, promovendo o acompanhamento das mulheres em situação de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência concedidas pelo Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Volta Redonda, realizando fiscalização quanto ao cumprimento destas medidas.

 

        “Tem muitos municípios com esse projeto no Brasil. Aqui em Volta Redonda, temos mais de 200 mulheres por mês que procuram a Deam, e a patrulha reduz esse índice. Estou muito feliz com mais um avanço para o município. Isso fica registrado na história”, disse Glória Amorim, citando ainda que a Patrulha Maria da Penha terá um e-mail de contato direto com o juiz da Vara da Violência Doméstica e Familiar.

 

        “Ele é nosso parceiro. Ele passa para a Secretaria as medidas protetivas que ele aprovou e a patrulha vai visitar essas famílias atendidas, principalmente a mulher, para avaliar se as medidas estão sendo cumpridas. Caso não estejam, as patrulheiras farão um relatório e enviarão para o juiz”, explicou a secretária.

 

PATRULHA – Inicialmente, a Patrulha Maria da Penha contará com um efetivo de quatro guardas municipais, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino. “A presença das profissionais de segurança do sexo feminino permite que as vítimas se sintam mais acolhidas e menos constrangidas”, afirmou Glória Amorim.

 

        A equipe da Patrulha Maria da Penha foi devidamente capacitada através de palestras, debates e filmes. A capacitação contou com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Duque de Caxias, Neuseli Daris Pereira, que esteve em Volta Redonda com alguns de seus patrulheiros.

 

        A Patrulha Maria da Penha contará com viatura específica, identificação com logomarca e promoverá o acompanhamento de todas as mulheres com medida protetiva que optem por fazer parte do programa. Segundo a secretária da SMPPM, as assistidas possuirão a garantia de um projeto específico de segurança pessoal elaborado conjuntamente entre a mulher assistida e as/os patrulheiras/os.

 

        “O intuito é impedir que novas agressões aconteçam, fornecendo um atendimento qualificado e humanizado, pois a noção de enfrentamento não se restringe à questão do combate, mas compreende também as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres. O Governo Municipal trabalha com foco na defesa e promoção dos direitos da mulher”, apontou Glória.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444