Alunos da E.M. Rubens Machado conquistam título Sul Americano de Robótica no Recife

        A equipe Jaguar Baby, formada por alunos da Escola Municipal Rubens Machado - no bairro Vale Verde - conquistou o título de Campeã Latino-Americana de Robótica na Dança de Robôs. O feito aconteceu no último dia 11, quando os jovens ganharam a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016, na categoria primária. A competição foi disputada no Recife e a equipe foi formada por nove alunos da E.M. Rubens Machado.

        “Foi muito positivo e ficamos felizes por proporcionar essa oportunidade para esses jovens. A escola fica em uma área de comunidade carente e eventos como esse transmitem ideia de vida positiva. Estamos mostrando novos caminhos e eles estão realizando da melhor maneira possível”, disse a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê.

        Noventa escolas de todo o Brasil disputaram a etapa nacional da OBR 2016, que aconteceu em Recife (PE). O evento faz parte de outros eventos científicos e de divulgação de grande relevância para o Brasil e para a América Latina, como a Latin American Robotics Competition (LARC)/Competição Brasileira de Robótica (CBR), Latin American Robotics Symposium (LARS)/Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), Mostra Nacional de Robótica e  Workshop de Robótica Educacional (WRE). Dentro da CBR e da LARC existe a categoria dança, onde este ano nove equipes brasileiras competiram - não houve equipes de outros países.

        A coordenadora do projeto, a professora de Informática e Robótica, Patrícia Osório Pereira, afirmou que o desempenho dos alunos de Volta Redonda foi muito elogiado pela comissão organizadora da competição, da qual a equipe já participou em edições anteriores.

        “Este ano foi surpreendente, eles foram muito elogiados pelo desempenho na tecnologia de montagem, programação e apresentação. Nós temos um projeto conjunto de Inglês e Robótica, e uma aluna – Bianca Romero – fez toda a apresentação em inglês, o que surpreendeu a comissão organizadora”, disse Patrícia, que completou: “Foram cinco dias de muito trabalho no Recife. Eles saíram preparados daqui, mas o robô vai desmontado e montado no local, onde temos que ajustar as peças e verificar tudo para que a programação funcione corretamente”.

        A coordenadora do projeto de Robótica explicou ainda que os alunos fabricaram os robôs “do zero”, fabricando todas as peças: “O empenho deles é fantástico. Eles montaram os robôs a partir de chapas de alumínio, dobraram todas as peças, fizeram tudo”. De acordo com Patrícia, o projeto tem quatro anos – “Temos alunos que estão desde o início, cresceram dentro do projeto”, salientou - e recebe total apoio da SME.

        “A secretária Therezinha e o prefeito Antonio Francisco Neto dão um apoio fundamental, temos todos os recursos. Este é um projeto que não pode parar, está mudando a mentalidade dos estudantes no Vale Verde, e até das mães. É muito significativo isso”, pontuou. A professora explicou ainda que este ano a referência para a fabricação dos robôs e a apresentação foi a cultura do Estado do Rio. “Este ano eles levaram os robôs Malandro e Carmem Miranda, mostrando a cultura do Estado do Rio, com o samba. E o nome da equipe – Jaguar Baby – é em homenagem ao mascote do Voltaço. Eles até tiraram fotos com a torcida do Voltaço antes da viagem, foi muito bacana essa força”, disse Patrícia.

        A coordenadora disse que o projeto de Robótica traz “realização” como professora para ela. “Me sinto uma professora realizada por poder oferecer a eles uma oportunidade de mostrar como eles são capazes. Este ano foi de muitas emoções: eles estavam muito preparados, nós sabíamos, mas a garra e o empenho deles durante a disputa foi surpreendente”, afirmou.

        PROJETO - As oficinas de robótica são ministradas na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora da Escola Municipal Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, esse tipo de premiação serve de inspiração para os alunos e para a comunidade do Vale Verde. “É uma escola de comunidade carente e acontecimentos como esses melhoram a autoestima dos alunos. Conseguimos despertar essa vontade de mudar neles”.

        Na última edição da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que aconteceu em Uberlândia (MG), em 2015, a turma de robótica da Escola Municipal Rubens Machado ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na categoria dança de robô. Com o título em 2016, a equipe Jaguar Baby se tornou a representante do Brasil na categoria na Robocup 2017, que será disputada no Japão.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444