III Festival de Paródias apresenta versões de sucessos da MPB

        

 

        A terceira edição do Festival de Paródias, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), lotou a sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) na tarde desta terça-feira (dia 25). Foram apresentadas 29 versões para sucessos da MPB – foram lembrados dos mestres Roberto Carlos, Gonzaguinha e Elis Regina, até sucessos mais recentes como Skank e MC Sapão – por Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centros de Referência à Assistência Social).
        

        O concurso foi dividido em duas categorias: idosos/adultos e crianças/adolescentes, sendo que os três melhores de cada categoria ganharam troféu. Os cerca de 600 participantes foram analisados por um grupo de jurados técnicos e três jurados populares. Os saxofonistas Rodrigo Mello e Antônio Vicente dos Santos, e o clarinetista Nélio Cardoso de Medeiros, todos da Banda Municipal; e o regente do Coral Municipal, José de Arimathea da Silva, faziam parte do júri técnico. Eles observaram tom, melodia e letra das músicas.
        

        Já a coordenadora do Bloco da Vida e sua assessora, Fátima Martins e Maria das Graças Pereira, respectivamente, e a coordenadora interina da Divisão Regional dos CRAS, Elisabeth Alves, formavam o júri popular. Este grupo ficou responsável por analisar o contato com o público e a apresentação da paródia no palco.  
        

        O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, abriu oficialmente o festival agradecendo a presença de todos e ressaltando que o trabalho nos CRAS e o número de unidades faz de Volta Redonda referência em assistência social. Além disso, desejou sorte a todos os participantes. “Meu agradecimento a todos que participam da atividade, pois mostram que acreditam no nosso trabalho, que é feito por uma equipe competente, pensando no bem da população”, disse.
        

        As apresentações começaram com o CRAS Nova Primavera, que se inscreveu nas duas categorias. De acordo com a orientadora Social da unidade, Andiara Sobral, é importante envolver todos nas atividades que promovem o convívio intergeracional. O grupo de adultos, “Força Total”, abriu o festival com uma paródia de “Marinheiro Só”, denominada “Sereia do Mar”, que falava sobre o folclore nacional. Já os adolescentes do “Estrelinha Mágica”, dez meninas e apenas um menino, cantaram e dançaram “Quero ver você limpar”, uma paródia para “Vou desafiar você”, de MC Sapão. “A letra trata a importância da limpeza em casa e como esse serviço dividido entre todos da família pode promover melhor convivência”, explicou Andiara.
        

        Outro grupo de adolescentes, o “Salada Mista”, do CRAS do Padre Josimo, lembrou que o machismo na sociedade tem que acabar com a versão “Inconsciente” para o recente sucesso “Malandramente”, dos MCs Nandinho e Nego Bam. E o Grupo Girassol, do CRAS Vila Rica/Tiradentes fez a versão “Vou Reciclar” para “Vou Deixar”, do Skank. A ideia do tema foi de Ângela Higino, que faz parte do grupo, para divulgar a necessidade da reciclagem em nosso dia a dia. Também mereceram destaque os grupos das Oficinas de Violão dos CRAS, que além da letra da música, apresentaram show instrumental com o que aprenderam nas aulas.    
        

        As letras apresentadas foram criadas nos CRAS pelas crianças, adolescentes adultos e idosos e nos Grupos de Convivência da Melhor Idade, que se reúnem fora das unidades CRAS, auxiliados pelos orientadores sociais e dinamizadores de grupos de convivência.

    

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444