Prefeito Neto realiza reunião sobre segurança pública com comerciantes e autoridades

        A pedido das associações comerciais de Volta Redonda – Aciap-VR, CDL e Sicomércio – o prefeito Antônio Francisco Neto realizou na tarde desta segunda-feira (dia 24) uma reunião no Gabinete, com representantes das entidades empresariais, comerciantes, e ainda com a presença do comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Damião Luiz Portella, do delegado adjunto da 93ª DP, Marcelo Russo, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Hollanda Cordeiro Junior, do comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e coordenador do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), major PM Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

        No encontro, os comerciantes relataram a possível atuação de uma quadrilha, que estaria roubando televisores e máquinas de cartão de estabelecimentos comerciais, sempre de madrugada, tendo feito pelo menos oito assaltos nos últimos meses. Os comerciantes afirmaram que estão tendo dificuldades para saber se as investigações estão sendo realizadas, e que a sensação de insegurança já está afetando o dia a dia dos estabelecimentos, e pediram uma ação mais efetiva das forças de segurança.

        O comandante do 28º BPM afirmou há dificuldades no policiamento ostensivo, por conta da crise financeira enfrentada pelo Estado do Rio, mas que irá acionar a P-2 para ajudar nas investigações da Polícia Civil sobre a atuação de uma possível quadrilha. O tenente-coronel, no entanto, salientou a parceria com o Poder Público municipal, principalmente no Ciosp, que reúne todas as forças de segurança do município.

        “Volta Redonda atrai gente de todos os municípios da região, pelo potencial econômico, por todos os serviços, o que acaba também atraindo criminosos. No entanto, temos essa grande parceria, através do Ciosp, e precisamos contar com a ajuda de vocês – comerciantes – para nos passar informações sobre estes roubos”, afirmou o comandante.

        O prefeito Neto afirmou que está fechando uma parceria com o Governo do Estado e as entidades comerciais, que deve ser concretizada nas próximas semanas, para a implantação do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) em Volta Redonda.

        “Serão quatro viaturas, com dois policiais em cada, fazendo policiamento ostensivo nos principais centros comerciais da cidade, 24 horas. Estes policiais estarão trabalhando nos horários de folga, e o município irá fornecer os uniformes e viaturas, com o custo dividido com as associações comerciais e o Governo do Estado”, disse o prefeito. Neto também salientou que os comerciantes devem utilizar o Ciosp para realizar as denúncias, e mostrou durante a reunião que as câmeras de segurança do Município estão em funcionamento em todos os centros comerciais da cidade.

        O prefeito também estendeu para os comerciantes a proposta feita aos donos de casas lotéricas, onde os donos dos estabelecimentos compram as câmeras (externas) e o Município se compromete a instalá-las, conectando-as ao Ciosp. “Pelo menos oito donos de lotéricas já aceitaram a nossa proposta. É lógico que as câmeras também irão vigiar as redondezas das lojas, mas a segurança aumenta bastante, já que elas estarão ligadas ao Ciosp, sendo monitoradas 24 horas”, salientou.

        Neto pediu ainda que as entidades comerciais divulguem para seus associados os números do Ciosp: 190 (Polícia Militar); 153 (Guarda Municipal); 199 (Defesa Civil) e 99963-0090 (whatsapp).

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444